segunda-feira, 20 de junho de 2022

Fotorreportagem: A comunidade de Cacia é solidária

 

À datada em que este texto foi escrito (dia 19 de Junho) decorreu entre as 9 horas e as 13 horas, a segunda sessão do ano em curso para a dádiva de sangue na localidade de Cacia, onde a ADASCA se desloca três vezes durante o ano.

Apesar das sentidas dificuldades financeiras, a divulgação foi a possível, embora reconheçamos que podíamos ter ido mais além. Fomos prudentes, como diz o sábio Povo: Se não há dinheiro… não pode haver vícios (gastos).

O nosso obrigado ao senhor presidente da Junta de Freguesia por mais uma vez nos ter cedido o Salão, espaço onde habitualmente decorrem as sessões para as colheitas. Extensivamente à Pastelaria Delicreme pelos pasteis de nata, que os dadores sempre agradecem, não sendo mais do que um miminho da nossa parte, num gesto de boas vindas.

O nosso reconhecimento público ao senhor Fernando Lamas, voluntário desta associação há já uns anos, pela forma como tem ajudado na divulgação das brigadas naquela localidade, sem o seu contributo, certamente que não seria tão abrangente.

Nesta linha de reconhecimento, é de salientar a especial colaboração do senhor Nelo, proprietário do Quiosque da Urbanização, pela forma exemplar como ajuda na distribuição do Boletim InfoADASCA, intercalando-o nos jornais e revistas que seguem para o comércio e empresas. Pequenos gestos, que se traduzem em óptimos resultados.

Resultados apurados:

- 54 potenciais dadores/as inscritos

- 49 aprovados

- 5 dadores primários

- 6 suspensões temporárias

- 1 eliminado definitivamente

- 1 inscrição para medula óssea.

A previsão do CSTC apontava para 75 presenças, a nossa era entre os 70 a 80. Ficámos aquém do expectável, paciência. Obrigado a todas as dadoras e dadores de sangue que compareceram. É verdade que, no sábado decorreu um evento em Cacia, tendo terminado em avançadas horas da noite, o que impediu certamente para algumas pessoas de comparecer.

Registamos o nosso reconhecimento pela forma como os elementos que formaram a brigada se comportaram. Parabéns!

Só não percebemos o porquê de algumas “birras” e atitudes mesquinhas de baixo nível de alguns elementos no passado recente. Problemas todos nós os temos, não devemos é transportá-los para os ombros dos outros.

Os dadores certamente, gostam de se sentir bem acolhidos, e no acto da sua dádiva compreendidos, porque muitos deles prejudicam-se seriamente nas suas vidas, nos empregos para cumprir com o seu dever cívico. Obrigado! Obrigado! Obrigado!

Até dia 39 de Outubro no mesmo local.


Gestos simples que salvam muitas

J. Carlos

A Fotorreportagem pode ser lida através destes links http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/2022/06/20/fotorreportagem-a-comunidade-de-cacia-e-solidaria/ ainda em http://aveiro123.blogspot.com/2022/06/fotorreportagem-comunidade-de-cacia-e.html e no site http://www.adasca.pt/node/1590




Nenhum comentário:

Postar um comentário