segunda-feira, 20 de junho de 2022

CASTELO DE PAIVA | VI Couto Mineiro em festa  animou o Monte de S. Domingos. Joaquim Martins garante continuidade da iniciativa

José Rocha agradado com o retomar de iniciativas e tradições

Numa iniciativa desenvolvida pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realizou-se no passado fim de semana, junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, a sexta edição do evento “ COUTO MINEIRO EM FESTA “, contemplando um programa diversificado, que apresentou demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, actividades culturais e recreativas e muita animação musical em quatro dias de festa intensa.
 
O evento, que arrancou na noite de Quinta - Feira, com o Encontro Nacional de Concertinas, voltou a traduzir-se num sucesso, tal como fez questão de referir, em jeito de balanço, o presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Martins, destacando que o grande objectivo deste evento, continua a ser orientado para uma demonstração daquilo que esta zona do concelho tem de melhor, ao nível cultural e desportivo, bem como potenciar momentos de grande alegria e confraternização, num local emblemático do município, que continua a atrair muitos visitantes.
Agradado com a possibilidade de retomar a iniciativa, o autarca do Couto Mineiro do Pejão disse acreditar que este evento já está consolidada, evidenciando a importância do certame cativar visitantes pela apresentação de espaços de gastronomia e vinhos, do fumeiro regional e da doçaria tradicional, para além da animação musical que voltou a ser uma constante nestes quatro dias de actividades, no cenário deslumbrante do Monte de S. Domingos.

O presidente da Câmara Municipal, José Rocha, não deixou de evidenciar, a importância e a oportunidade da realização desta iniciativa para a região do Couto Mineiro do Pejão, destacando que todas as acções são essenciais para se projectar o concelho e divulgar as potencialidade que o território municipal apresenta, sendo sempre uma mais valia para ajudar a dinamizar a economia local e a criar oportunidades de negócio.

Enaltecendo a coragem e vontade dos expositores presentes e o trabalho da autarquia local para promover o certame, o edil paivense destacou que a região do Couto Mineiro precisa desta festa com esta dimensão, e voltou a referir-se ao louvável trabalho que está a ser feito para dar visibilidade à qualidade e excelência daquilo que Castelo de Paiva tem de melhor, desde os vinhos, à gastronomia, ao fumeiro regional e à doçaria tradicional, num aposta forte que cativa e potencia para momentos de grande confraternização e convivialidade, antevendo já o sucesso da grande Feira do Vinho Verde, agendada para o primeiro fim de semana de Julho, no Largo do Conde.

O autarca de Castelo de Paiva evidenciou o gosto de ver aqui representadas as forças vivas da União de Freguesias, a mostrar as dinâmicas e potencialidades locais, a vitalidade das associações e colectividades que continuam a realizar um trabalho meritório, sublinhando a importância de retomar iniciativas e tradições, que potenciam a confraternização popular, a recordação de bons momentos e a vivência de boas experiências.

O edil paivense José Rocha falava na abertura, realizada na tarde de Sábado, ao lado do autarca Joaquim Martins, onde também marcaram presença os vereadores José António Vilela, Victor Quintas e José Manuel Carvalho, entre outros autarcas e dirigentes associativos, que participaram na habitual ronda aos expositores presentes e entrega de certificados de participação.

Para além de vários produtores de vinho, este certame “ Couto Mineiro em Festa “ contou com a participação de dezenas de expositoresrepartidos pelas colectividades da freguesia, da restauração com o melhor da gastronomia local, do fumeiro regional, da doçaria tradicional e do artesanato local, entre outros participantes, não faltando sequer as actividades desportivas,  animação musical nos quatro dias do certame, com teatro de rua, concertos e bailes populares bem animados.

Depois das concertinas em jeito de início de festa, o programa arrancou na Sexta Feira à noite, com abertura para as jornadas gastronómicas, registando-se depois, pela noite dentro, a exibição do Agrupamento “ Novo Show “ com animado bailaricoenquanto que, no dia 18, realizou-se a grande concentração e passeio de motorizadas da ARUNI, com  passeio pelo território concelhio, bem como uma exibição das Concertinas da Casa do Povo da Paiva e Grupo “ Os Amigos do Douro “, com a noite de Sábado a ser preenchida pelo excelente concerto do Agrupamento Musical “ Sound + “, protagonizando um animado e concorrido arraial popular.

Na manhã de Domingo, logo pela manhã, houve Ginástica Funcional e durante a tarde Insufláveis e Pinturas Faciais para os mais novos, com Teatro de Rua, com a peça “ A Caixinha de Música e o Bailarino Mineiro “, havendo ainda a registar a actuação do Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras até ao final da tarde.  
 
Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário