sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Autarca pede apoios urgentes após regresso da chuva a Manteigas

"Precisamos de apoios já porque não queremos que morra alguém", alerta Flávio Massano.
Meia hora de chuva torrencial voltou a causar prejuízos no concelho de Manteigas. Desta vez, foi afetada, com maior intensidade, a freguesia de Vale de Amoreira. O Presidente da Câmara vai pedir uma audiência urgente ao ministro do Ambiente.
Após as enxurradas em Sameiro, o mau tempo chegou agora à freguesia de Vale de Amoreira. Três viaturas ficaram danificadas, cinco casas alagadas e uma rua obstruída após meia hora de chuva intensa a meio da tarde. As lamas vieram empurradas da encosta queimada durante o prolongado incêndio deste verão no parque natural.
"As nossas encostas ficaram descobertas, o coberto vegetal desapareceu, a chuva cai e não há nada que a retenha", explicou o Presidente da Câmara de Manteigas.
Para Flávio Massano, os apoios são urgentes “porque não queremos que morra alguém”. O autarca anunciou ainda que vai pedir uma audição de urgência ao ministro do Ambiente: "vamos dizer-lhe que somos impotentes perante esta situação que aqui temos".
O Governo anunciou um pacote de 200 milhões de euros para enfrentar 85 milhões de prejuízos em 14 concelhos, onde um terço da verba destina-se à estabilização de solos e ao repovoamento florestal, mas até ao momento ainda nada está no terreno.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário