Nove institutos politécnicos uniram-se para criar a plataforma SASocial que disponibiliza um software gratuito que ajuda os Serviços de Ação Social (SAS) do ensino superior a proporcionar melhores serviços aos estudantes.
A plataforma SASocial é o resultado visível do trabalho dos SAS dos Institutos Politécnicos de Bragança, Cávado e Ave, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, que motivados pela necessidade de modernizar os serviços prestados aos estudantes do ensino superior, decidiram avançar para o desenvolvimento de uma plataforma informática, constituída por 27 microserviços, que promete revolucionar a qualidade dos serviços sociais prestados aos estudantes.
Esta plataforma foi desenvolvida a partir de quatro projetos (FI@SAS, +Social, SASocial Eixo Interior e SASocial) cofinanciados pelo Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA), num investimento que na globalidade superou a 3,8 milhões de euros. À data atual estima-se que esta plataforma beneficie cerca de 48.000 estudantes, sendo de esperar que a curto prazo mais de 100.000 estudantes utilizem diariamente a plataforma SASocial.
O SASocial é disponibilizado através das plataformas web, mobile, quiosques e tv’s e, tem como objetivo, disponibilizar o acesso a um leque alargado de serviços digitais suportados nas mais recentes tecnologias, com ganhos de comodidade e rapidez para a comunidade académica, tornando, assim, mais fácil aos estudantes aceder aos serviços e apoios disponibilizados e, dessa forma, contribuir para tornar o ensino superior cada vez mais acessível e inclusivo.
A comunidade SASocial, tem disponível, desde o dia 1 de outubro de 2022, a possibilidade dos SAS de Instituições de Ensino Superior portuguesas se associarem a esta comunidade, sem qualquer custo, sendo que para isso apenas necessitam de descarregar a plataforma através da página www.sasocial.eu e solicitar o acesso ao repositório do software.
Ana Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário