Programa “Mentoring the Future” põe em prática dinâmica colaborativa entre alunos de anos mais avançados (mentores) e caloiros (mentorados)
Na semana em que o Instituto Piaget começa a receber nos seus vários polos académicos os estudantes que ingressarão no primeiro ano, ultimam-se os preparativos para a receção aos “caloiros”. No Campus de Viseu, o programa “Mentoring the Future” está de volta e ainda mais interessante.
Desenvolvido com o apoio do SAPE – Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Estudante e da Associação de Estudantes do Instituto Piaget de Viseu (AEIPV), o “Mentoring the Future” é um programa voluntário de acolhimento, integração e vivência solidária no Ensino Superior de estudantes para estudantes.
Na prática, os estudantes de anos mais avançados (mentores), em regime de voluntariado, com o seu conhecimento, experiências e vivências académicas acompanham os novos alunos (mentorados) no seu processo de integração.
As áreas de intervenção multiplicam-se: desde questões mais básicas, como horários de autocarros, partilha de boleia, aulas, regulamentos internos e cantina até outras questões que se apresentam mais complexas para quem acaba de ingressar no Ensino Superior, tudo pode ser tratado nesta dinâmica colaborativa entre mentor e mentorado.
Os objetivos são também claros: promover, através do apoio interpares, a integração e o desenvolvimento académico, pessoal e social; prevenir o insucesso e abandono escolar; e promover o desenvolvimento de competências transversais.
Para poderem realizar cabalmente as suas funções, aos mentores é garantida uma formação inicial de capacitação, reuniões mensais de acompanhamento, documentação de monitorização de atividades, apoio constante do SAPE para dúvidas ou dificuldades, e atividades de apoio à relação. A avaliação qualitativa do seu desempenho é da responsabilidade de dois psicólogos.
No ano letivo 2021/2022, participaram como mentores 21 estudantes da Escola Superior de Saúde Jean Piaget e do ISEIT de Viseu, a quem foi entregue um certificado de participação. Este ano, os mentores têm um aliciante extra: o resultado da sua participação voluntária no “Mentoring the Future” irá aparecer como referência integrada no Suplemento ao seu diploma de licenciatura.
Luís Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário