No Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022, celebrado no passado dia 12, no Pavilhão Municipal de Valongo, todas as Escolas de Estarreja foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), símbolo do compromisso que as Escolas têm vindo a consolidar em prol da educação para o desenvolvimento sustentável. Esta distinção confirma assim o mérito do trabalho que tem sido desenvolvido nas Escolas para salvar o planeta com ações, projetos, atitudes e comportamentos.
Considerado o maior, a nível nacional, na área da educação ambiental, este evento reconheceu ainda o Agrupamento de Escolas de Estarreja, como Eco-Agrupamento. Foi atribuída uma menção honrosa no projeto “O Mar Começa Aqui”, pela participação da Escola Secundária de Estarreja e da Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, de Avanca, que visa educar para a preservação dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água, tendo como base a pintura em torno de sarjetas, com o objetivo de sensibilizar para o facto de que deposição de resíduos no chão ou nas sargetas, fará com que as águas pluviais arrastem com elas vários tipos de resíduos que culminarão no mar. De salientar ainda que a Escola EB1 da Congosta foi galardoada com o 1.º prémio a nível nacional pela participação no projeto “O Ar Que Eu Respiro”. Já a Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire recebeu uma Menção Honrosa com a participação no projeto “A Biodiversidade na Minha Escola”.
À Câmara Municipal de Estarreja foi atribuído o certificado “Município Parceiro Eco-escolas 2022”, como reconhecimento do seu empenho em tornar mais sustentável o dia-a-dia da Escola e da comunidade escolar.
João Alegria, vereador da Educação, reconhece que a atribuição do Galardão a todas as Escolas do Município, que tem acontecido consecutivamente há sete anos letivos, é “o reconhecimento do trabalho dedicado e comprometido com os objetivos da educação para a sustentabilidade das comunidades escolares. Os clubes Eco-Escolas, coordenados por um docente em cada Escola, materializados nos Conselhos Eco-Escolas, com a envolvência de alunos, pais, docentes, não docentes e Autarquia, desenvolvem um conjunto de ações práticas das diversas áreas da vida ambiental. E são sobretudo os alunos que monitorizam essas ações e desafiam os outros colegas e os adultos, também em casa, a adotar comportamentos sustentáveis e amigos do ambiente.” Acrescenta ainda que “este prémio é também um incentivo para o trabalho que já se está a desenvolver neste ano letivo continue, com todo o entusiasmo e empenho, a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população e de um Planeta sustentável.”
O ECO-ESCOLAS é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. A sua metodologia, inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92) , é descrita em 7 passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
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