domingo, 4 de dezembro de 2022

Vídeo: Médico alagoano faz apelo por doações de sangue nos hemocentros do Estado: "Pessoas que amamos podem morrer"

 
O médico Jairo Xavier / Foto: Reprodução / Instagram
Preocupado com os níveis dos estoques de sangue nos hemocentros alagoanos, um médico usou as redes sociais para sensibilizar os doadores e fazer uma apelo à população.
Em vídeo, divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (1º), o médico Jairo Xavier de Oliveira diz que trabalha na rede pública de saúde do estado, em urgência, emergência e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), e que está preocupado com o baixo estoque de sangue nos hospitais.
“Tem uma coisa dentro do hospital que é o sangue, os hemocomponentes, que são aqueles produtos que a gente retira do sangue. Porque o sangue é dividido em várias partes, antes da gente usá-lo nos pacientes. O sangue não pode ser comprado, não pode ser produzido, não pode ser importado, ele depende única e exclusivamente de doações”, explica o médico.
“Hoje estamos com dificuldades, estamos passando por dificuldades, porque o número de doadores vem caindo, sempre, paulatinamente. Devagar, mas sempre. Precisamos reverter esse quadro. Hoje pelo baixo estoque de sangue as cirurgias eletivas, na rede pública do Estado de Alagoas já foram suspensas. E vamos deixar isso se agravar até quando?”, questiona Jairo Xavier.
O médico ainda alerta afirmando que chegará o momento em que "mãe, pai, irmão, filho de alguém vai morrer por falta de sangue e que os doadores e a população podem evitar.
“Pessoas que amamos podem morrer por falta de sangue. Então, não vamos deixar isso acontecer não. Isso não depende de poder público, não depende de nada, só de você, da sua consciência e da sua boa vontade […] ajude a gente a salvar vidas, vai no Hemoal e faz sua parte”, apela o médico.

Veja o vídeo:
Para ser doador de sangue,  a pessoa precisa ter os seguintes pré-requisitos e tomar os devidos cuidados antes da doação:

pesar mais que 50kg;
ter idade entre 16 e 69 anos (menores devem ir acompanhados do responsável legal);
apresentar documento com foto.
não estar em jejum;
estar em boas condições de saúde;
não ingerir bebida alcoólica nas 12h que antecedem a doação;
não fumar 2h antes da doação;
repouso mínimo de 6h na noite anterior da doação;
evitar alimentos gordurosos.
Em Alagoas, as doações podem ser feitas no Hemoal de Maceió e no Hemoal de Arapiraca.
Em Maceió:
Na via Expressa ( ao lado do Hospital Metropolitano)
No bairro Trapiche da Barra (ao lado do Hospital Geral do Estado- HGE)
De segunda a sexta-feira,  das 7h às 18h;
Aos sábados, das 7h30 às 17h
Em Arapiraca:
No bairro Eldorado (próximo a Escola Alternativa)
De segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h
Aos sábado, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h
O Hemoal divulgou o horário de funcionamento de suas unidades nos dias de jogos do Brasil, na copa do mundo do Catar; confira:

Fonte:https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2022/12/01/video-medico-alagoano-faz-apelo-por-doacoes-de-sangue-nos-hemocentros-do-estado
Redação|

Nenhum comentário:

Postar um comentário