“Mestre na lente: Joaquim Correia revisitado” é o título da exposição coletiva de fotografia que foi inaugurada na tarde de sábado, 5 de fevereiro, no Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande.
O momento foi presenciado pela vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; pelos curadores da exposição, Rute Violante e Cristiano Justino; pelos autores das fotografias expostas; por familiares de Joaquim Correia e pelo público interessado.
A exposição exibe fotografias da autoria de Catarina Godinho, Elisabete Sousa, Guida Lourenço, Joana Bernardes, José Polido, Leonel Passagem, Licínia Batista, Luís Gaudêncio, Sónia Felício e Telmo Felício. Conta com a curadoria dos formadores do workshop de fotografia, Cristiano Justino e Rute Violante.
Em dezembro do ano passado, o Museu organizou um workshop de fotografia. Os dez formandos elegeram as suas seis melhores fotos captadas durante os dois dias de formação, que são agora apresentadas na mostra “Mestre na lente: Joaquim Correia revisitado”. Através de uma câmara fotográfica, os pormenores artísticos das esculturas foram observados pelos formandos e as obras de Joaquim Correia reinterpretadas em novas significações.
As fotografias artísticas destacam obras que fazem parte do percurso expositivo do museu e outras que integram a coleção de arte pública da região. Detalhes atentos, jogos de luzes e sombras, exploração de contrastes e dinâmicas, brincadeiras imagéticas e muitos outros recursos que os formandos usaram para recontarem histórias reais ou mitológicas que antes a escultura contou.
A lente usada pelos formandos oferece-nos um olhar novo sobre a obra de Joaquim Correia, que o Museu deseja que seja revisitada, reconhecida e reinterpretada, tantas as vezes quantas se desejarem, seja por especialistas em artes visuais ou académicos seja por anónimos curiosos letrados ou mesmo analfabetos, com diferentes condições físicas e mentais.
A exposição fica patente até ao dia 9 de abril, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30).
Nenhum comentário:
Postar um comentário