quarta-feira, 6 de abril de 2022

Ovar | Medida pioneira na gestão do bloco operatório

 HFZ-Ovar implementa agendamento “on time” das cirurgias de urologia

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) implementou o agendamento “on time” das cirurgias na especialidade de urologia, uma medida pioneira “com ganhos consideráveis” no processo de gestão do bloco operatório.

De acordo com a diretora do Serviço de Gestão e Admissão de Doentes do HFZ-Ovar, Catarina Meneses, “Esta é, no fundo, uma solução mais sustentável que recorre à racionalização de recursos. Os utentes saem da consulta já com todos os exames e cirurgias marcados, podendo até acompanhar este agendamento no Portal do Utente”.

“Em termos operacionais este procedimento aporta ganhos de gestão do processo, que se torna mais ‘cleen’, fluído, previsional e centralizável. Evita cancelamentos e adiamentos de cirurgias, otimizando, assim, a própria gestão do bloco operatório. Por outro lado, é bom para o utente, já que este se organiza pessoal e profissionalmente, tendo a intervenção cirúrgica menos impacto na sua atividade profissional e, do ponto de vista emocional, este processo permite também gerir a natural ansiedade relacionada com a cirurgia”, sublinha a responsável..

Para Catarina Meneses, este é “um passo importante” e surge na lógica de modernização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “aproximando-o, cada vez mais, das pessoas e centrando-o no utente”.

A responsável médica dos serviços cirúrgicos e do bloco operatório, Eulália Sá, é a primeira a reconhecer a importância da medida que resulta de “um processo organizacional diferente” iniciado quando assumiu as novas funções, em novembro de 2021.

“Estamos a facilitar a vida aos doentes e a nossa organização interna é, agora, substancialmente melhor. Já conseguimos esgotar a lista de espera em urologia, mas o objetivo é fazê-lo em todas as especialidades”, salienta.

Segundo o urologista Carlos Ferreira, “esta nova estratégia representa uma mais-valia processual, pois conseguimos prever a data de uma cirurgia e até agendá-la com maior precisão”.

O Presidente do Conselho Diretivo, Luís Miguel Ferreira, considera que “é notável o esforço das nossas equipas em melhorar a experiência dos utentes quando recorrem ao nosso hospital para usufruírem de cuidados de saúde”, reconhecendo que “apesar de haver ainda um longo caminho a percorrer, é reconfortante pertencer a uma equipa que está sempre empenhada em fazer mais e melhor”.

Visite:

Hospital de Ovar – http://www.hovar.min-saude.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário