As aldeias de Midões e Gondarém foram oficialmente classificadas como “ Aldeias de Portugal “, pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, após um trabalho continuado por parte do Município de Castelo de Paiva, da ADRIMAG, União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, bem como demais estruturas locais e comunidade.
A marca “Aldeias de Portugal” é uma rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural, com relevante actividade no sector primário, que mantêm uma vida quotidiana pautada pela presença de pessoas e actividades económicas permanentes na aldeia e área envolvente.
Estas aldeias oferecem a experiência da ruralidade a todos os visitantes e pertencer a esta rede prestigiada de âmbito nacional, significa incentivar à preservação do sentido de comunidade e à abertura de um turismo consciente, que valorize as dinâmicas locais e a identidade das comunidades destas aldeias.
Os lugares de Midões e Gondarém possuem a beleza característica das aldeias serranas, sendo que, Gondarém é um local propício a passeios pedestres, e sobressai pelo conjunto de casas construídas em xisto e Midões, apresenta-se como um lugar muito agradável, implantado numa encosta com uma paisagem marcada pela vinha de enforcado existente e tem um cais de acostagem para embarcações de recreio.
De ambas as aldeias, temos uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro, sendo que ambas dão acesso ao percurso pedestre temático Viver o Douro, inspirado no rio, com uma extensão de vários quilómetros de frente ribeirinha, incluindo diversas estruturas em madeira: pontes, passadiços e miradouros em forma de barco rabelo. Integra-se no projecto Viver o Payva D’Ouro, que inclui uma rede de cinco percursos que abrangem as principais temáticas do concelho (Douro, Paiva, Fósseis e Minas, Serras e as Vinhas).
Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário