sábado, 29 de outubro de 2022

CHULC | Patologia da Mama

Consulta Multidisciplinar de Cirurgia da Mama celebra 30 anos.

A Consulta Multidisciplinar de Cirurgia da Mama do Hospital de São José, atual Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (CHULC), comemora o seu 30.º aniversário. Pioneira e inovadora, esta consulta foi criada com o objetivo de abordar a patologia mamária de forma integrada e desenvolver as melhores práticas no tratamento e seguimento dos doentes, tendo dado origem, em 2008, à atual Unidade Funcional de Patologia Mamária do CHULC.

De acordo com o CHULC, ao longo dos últimos 30 anos, foram atendidas, tratadas e seguidas cerca de 26 mil pessoas nesta consulta. Só nos últimos dez anos, foram atendidos cerca de 17 mil utentes na Unidade Funcional de Patologia Mamária (mais de 20% dos quais com doença maligna), num total de mais de 106 mil consultas (primeiras e subsequentes), mantendo-se a abordagem multidisciplinar de acordo com as normas nacionais e internacionais. No mesmo período, foram realizadas aproximadamente 3.200 cirurgias.

Criada em 1992 sob a coordenação de António Araújo, cirurgião geral, esta consulta constituiu uma inovação em Portugal, ao integrar, de forma eficaz e eficiente, as várias especialidades – Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Oncologia, Anatomia Patológica, Imagiologia, Medicina Física e Reabilitação, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem com formação específica –, ao avançar com reconstruções mamárias imediatas e ao aplicar, na área da psicologia, um protocolo de intervenção precoce de cariz preventivo (cuidados psico-oncológicos).

“Estas consultas resultam de um esforço grande de pessoas que acreditaram e acreditam que devemos mudar a nossa maneira de estar em relação ao cancro da mama”, refere Carlos Vitorino, atual coordenador da Unidade de Patologia Mamária do CHULC, destacando que, quando existe este nível de organização, melhora a qualidade do serviço prestado. “Este esforço é compensatório nos resultados que temos”, afirma. 

Para assinalar o 30.º aniversário da consulta, e como forma reconhecimento e agradecimento aos profissionais envolvidos, a Viva Mulher Viva Associação promove uma cerimónia, na próxima segunda-feira, 24 de outubro, às 11h00, no Salão Nobre do Hospital de São José.

Formada em 2004 por um grupo de pacientes tratadas ao cancro da mama e por alguns profissionais, a Viva Mulher Viva Associação tem como objetivos dar voz às necessidades dos pacientes e famílias, melhorar a comunicação entre pacientes, familiares e profissionais, e apoiar as equipas de saúde no alcance de padrões mais elevados de prestação de cuidados de saúde.

Para saber mais, consulte:

CHULC > Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário