segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

MUNICÍPIO DA COVILHÃ ADQUIRE PINTURAS DE RICARDO BENSAÚDE

 
Na passada terça-feira, da 24 de janeiro, o Município da Covilhã adquiriu, em leilão, duas obras do pintor retratista Ricardo Bensaúde (Trieste, 1894 – Lisboa, 1974).
A licitação única do Município assegurou a incorporação e a preservação, no seu espólio, das duas pinturas a óleo sobre tela datadas de 1949, que se encontravam na posse de privados. Cada um dos retratos constitui uma importante peça da história do título nobiliárquico de Conde da Covilhã, atribuído em 1898 pelo rei D. Carlos I a favor de Cândido Augusto de Albuquerque Calheiros, então Conde do Refúgio. Júlio Anahory de Quental Calheiros, representado neste conjunto com a sua esposa, foi o terceiro e último Conde da Covilhã.

O “Retrato de Júlio Anahory de Quental Calheiros, 3º Conde da Covilhã (1899-1970)” e o “Retrato da Sr.ª Dona Maria Emília Fernandes Borges, Condessa da Covilhã” serão expostos ao público, em conjunto e com entrada livre, a partir do próximo mês de fevereiro nas instalações do Museu da Covilhã.

O pintor, batizado Ricardo Oscar José Marcelo Bensaúde, formou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa em 1917, tendo dedicado a sua vida à produção de retratos de grande qualidade, onde se incluem as representações de alguns de alguns familiares e personalidades da época, como António de Oliveira Salazar, Óscar Carmona, Oswaldo Aranha e Joaquim Nabuco. A partir de 1919, o artista participou em várias exposições coletivas e em nome individual em Portugal, em França e no Brasil. A maioria das suas obras encontra-se, atualmente, na posse de privados e nas reservas de alguns museus portugueses, nomeadamente do Museu José Malhoa (Caldas da Rainha), do Museu do Abade de Baçal (Bragança), do Museu da Figueira da Foz e do Museu do Chiado, que incorporou três óleos sobre em conjunto com o acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário