segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

LGBTQI+ EUA: aliviará normas para doação de sangue por homens gays e bissexuais

 
Atualmente, esses homens precisam se abster de manter relações sexuais por três meses
As autoridades sanitárias dos Estados Unidos propuseram, nesta sexta-feira (27), aliviar as restrições da época da epidemia de aids às doações de sangue por parte de homens homossexuais e bissexuais.
Atualmente, esses homens precisam se abster de manter relações sexuais por três meses, mesmo se estiverem em relações monogâmicas, para serem elegíveis a doar sangue.
As novas regras propostas pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) buscam eliminar esse requisito em troca de uma avaliação de risco individual.
Todos os doadores de sangue passam por um teste de HIV, mas é possível que o vírus não apareça de imediato se a pessoa estiver tomando medicamentos profiláticos antes da análise.
No auge da epidemia de aids, na década de 1980, a FDA proibiu as doações de sangue por homens gays para evitar a propagação do vírus HIV por meio de produtos sanguíneos.
Esse veto foi extinto em 2015, mas os homens homossexuais e bissexuais deviam se abster de fazer sexo por um ano para serem elegíveis. Em abril de 2020, esse tempo foi reduzido a três meses, em um momento de escassez de sangue no início da pandemia de Covid-19.
Sob a nova regulamentação proposta, todos os possíveis doadores de sangue deverão responder se tiveram parceiros sexuais novos ou múltiplos nos últimos três meses.
Aqueles que tiverem, terão sua doação adiada. Segundo a FDA, seguirão impedidas de doar as pessoas que testarem positivo para HIV ou que tiverem tomado medicamentos para tratar uma infecção por HIV.
“Manter um fornecimento seguro e adequado de sangue e produtos sanguíneos nos Estados Unidos é primordial para a FDA”, afirmou o comissário da agência, Robert Califf, em um comunicado.
“Esta proposta de uma avaliação de risco individual, independente de seu gênero ou orientação sexual, nos permitirá seguir usando a melhor ciência”, acrescentou.
A potencial nova regulamentação está em linha com regras similares vigentes no Canadá e Reino Unido, indicou o regulador.

Por AFP
27/01/23 às 21H02 atualizado em 27/01/23 às 21H09
Foto: Miva Filho / SES-PE

Fonte: Folha de Pernanbuco



Mais informação no site www.adasca.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário