"Renovação de Aldeias" foi o mote para os projetos aprovados e apresentados
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira foi palco da sessão de entrega dos contratos, e a apresentação dos projetos aprovados, no âmbito do aviso “Renovação de aldeias” do DLBC/Rural LEADER AD ELO.
A Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO), aprovou 3 candidaturas no território mirense num montante de investimento de 102 250,84€, correspondendo a um apoio público de 81 800,67€.
Preservar e valorizar o património cultural das loclidades, dinamizando, também, as comunidades, são os grandes objetivos destes projetos, para dinamizar atividades de variada ordem, tais como as culturais, as desportivas e as sociais.
Um dos projetos foi apresentado pela Comissão de Melhoramentos das Cavadas na ordem de 14 mil euros, visando "a requalificação da sua sede (uma antiga escola primária), nomeadamente ao nível energético, com vista a uma melhoria no conforto nas suas insfraestruturas respondendo de forma mais eficaz aos seus associados e população".
Quanto ao projeto “Mira Walking Trails” apresentado pelo Município, tem como ponto central a "expansão da rede de percursos pedestres, com 3 novas rotas, nomeadamente na Freguesia dos Carapelhos, Freguesia do Seixo e a Sul da Freguesia de Mira" contando com um investimento na ordem dos 73.000,00 euros e abrange, também, "o desenvolvimento de uma nova aplicação turística para utilização por parte de quem visita Mira".
Já a Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira, esta apresentou o projeto “Terras da Gândara – Memórias, Saberes e Sabores”, que contou com um investimento total de 15 mil euros. Este é um projeto voltado para o "Património Imaterial da Região da Gândara, nas suas tradições, costumes, identidade e gastronomia".
Mário Fidalgo, o diretor executivo da AD ELO, na sua rápida erxplanação deixou a certeza de "o apoio dado por esta associação é fundamental, para que pequenos movimentos associativos locais possam ter acesso a financiamento, e dessa forma consigam desenvolver o seu trabalho junto das comunidades que representam", para além de frizar que a "AD ELO, já aprovou e concretizou mais de 3 milhões de Euros ao abrigo Portugal 2020 no concelho de Mira”.
Raul Almeida, enalteceu o trabalho da AD ELO e, também, o papel do associativismo nas comunidades locais. Referindo-se aos projetos aprovados, defendeu que "são muito importantes pela dinamização da economia, do associativismo e do turismo, no nosso território."
Fonte: Mira ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário