Centenas de pessoas visitaram no passado fim de semana a 4.ª edição da Exposição de Orquídeas, que decorreu no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. A iniciativa decorreu no âmbito de uma parceria entre o Município de Cantanhede, através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, e a Associação Portuguesa de Orquidofília (APO).
A mostra reuniu as melhores orquídeas, por expositores e colecionadores privados que, ao longo dos anos, cultivam com todo o cuidado e afinco uma grande variedade de espécies e híbridos de orquídeas.“Ficou provado, uma vez mais, que esta é uma aposta ganha. Para além de se tratar de uma iniciativa singular, resulta também numa oportunidade de negócio para os produtores”, resumiu o vereador Adérito Machado, congratulando-se com a presença em Cantanhede de colecionadores e apaixonados das orquídeas oriundos de outros pontos do país.
A grande novidade na edição deste ano foi a apresentação de Bromélias, plantas epífitas que na natureza vivem em simbiose com as orquídeas, numa mostra em que os visitantes tiveram, uma vez mais, a oportunidade de contatar com um variado leque de orquídeas, tillandsias e suculentas.
Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de aprender mais sobre orquídeas, no decorrer da palestra “Cultivo do género Paphiopedilum”, por José Costa, da APO.
Também Nuno Raposo, da Tillanvis, apresentou o colóquio “Tillandsia, a evolução de uma Bromélia”.
As apresentações assumiram diversas formas, com destaque para as ações práticas de cultivo de orquídeas, temperatura ideal para o seu plantio, humidade desejada por este tipo de plantas, substrato adequado, ou mesmo doença e praga que afetam o seu desenvolvimento.
A exposição contou ainda com dois espaços dedicados à venda de produtos regionais, designadamente A Lojinha da Quinta d' Igreja, com vinhos, produtos alimentares, entre eles frutas e legumes da época, biscoitos, queijos, compotas, azeite, café e o famoso pão de trigo, folar da Póvoa da Lomba, e os Sabores Perfeitos, com a apresentação de frutos secos, biscoitos, compotas, mel e azeite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário