Decorreu no passado dia 10 de junho, no Jardim Stephens e edifícios contíguos, o “Quarteirão Cultural”, uma iniciativa dinamizada pelo Município da Marinha Grande, dirigida às famílias, que consistiu numa tarde de circo contemporâneo, música e outras ações culturais.
A ideia de “Quarteirão Cultural” faz parte de um novo olhar sobre a Cultura na Marinha Grande, com a Praça Guilherme Stephens, em destaque. Este local, onde se encontram Teatro, Museu do Vidro, Biblioteca, Galeria Municipal, Oficinas Vivas, Escola Profissional, Cafetaria, Arquivo e Zonas Verdes constitui um espaço excecional para a realização de ações artísticas e culturais.
O programa do “Quarteirão Cultural” iniciou-se com visitas orientadas no Museu do Vidro, oficinas vivas e uma atividade de mediação de leitura, na Biblioteca Municipal, intitulada “Que lata!”.
Seguiu-se o espetáculo de Circo Contemporâneo intitulado “Rizoma”, por Rita Martins, da Companhia Coração nas Mãos. A atuação abordou uma pesquisa contínua sobre sensibilidade, força, adversidade e infância e um sopro de liberdade horizontal sobre o pensamento hierárquico e vertical da vida quotidiana.
De seguida, teve lugar o concerto de Ana Lua Caiano, no jardim das traseiras do Museu do Vidro, que se encheu de ouvintes de todas as idades, para apreciar a performance da artista. Ana Lua Caiano explorou a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica e “sons do dia-a-dia”. Em maio, Ana Lua Caiano lançou “Se dançar é só depois”, o seu novo EP, que estará em digressão nacional e internacional até ao final do ano.
Mais tarde, sucedeu-se a atuação “Carmim”, por Joana Carmo Martins, membro integrante da Companhia Coração nas Mãos, que apresentou um espetáculo de Circo Contemporâneo, nessa tarde de “Quarteirão Cultural”. “Carmim” utilizou o circo como veículo de expressão plástica e técnica, trabalhando em linguagem metafórica os desafios, dificuldades, aprendizagem, superação e conquista do que é ser-se Mulher na atualidade.
A tarde cultural encerrou com o concerto dos Tocándar, um grupo de percussão constituído por crianças e jovens da Marinha Grande. Os músicos apresentaram um espetáculo que homenagearam todas as gentes de trabalho do concelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário