I – Início da obra de requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento
Estão em curso os trabalhos preparatórios para o início da obra de requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento, um novo investimento de aproximadamente 1 milhão de euros de da Câmara Municipal de Aveiro, promovendo a melhoria dos espaços e potenciando o aparecimento de novas dinâmicas e vivências.
Além da qualificação do arruamento, com esta empreitada prossegue a estratégia e opção política de qualificar o espaço público aumentando a dimensão dos passeios, reduzindo a largura das vias e reorganizando as zonas de estacionamento, bem como a construção de uma pista ciclável (que ligará ao trajeto ciclável entre a Universidade de Aveiro e a Estação de Comboios) e ainda o reforço das infraestruturas de iluminação e de drenagem de águas pluviais.
A obra iniciará pelas bolsas de estacionamento mais próximas da rotunda do Glicínias, sem relevante impacto para a circulação, agradecendo-se a compreensão pelos incómodos causados.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.
II – Nova fase da obra de requalificação do Rossio
A obra de Requalificação do Largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado (rotunda das Pontes) decorre a bom ritmo, iniciando-se no próximo dia 15 de junho, quinta-feira a nova fase de intervenção para requalificação da Rua João Mendonça (entre a Rua Trindade Coelho e a Praça Joaquim Melo Freitas), cuja execução vai ser implementada com a devida compatibilização com a dinâmica e a vida comercial e turística existente no local, mantendo-se sempre os acessos pedonais aos diversos espaços e atividades, assim como a passagem de veículos de emergência, caso necessário, e das viaturas afetas à obra.
Com a nova frente da obra torna-se necessário reposicionar também a zona de paragem dos tuk-tuk, deslocalizando-os para a bolsa de paragem de autocarros na Rua Clube dos Galitos (junto à Escola de Línguas).
O novo espaço público qualificado com mais espaço pedonal, menos espaço para o automóvel e com ciclovia dedicada, dará continuidade à solução já construída na Rua João Afonso de Aveiro, Rua do Lavadouro e Rua Dr. Barbosa de Magalhães onde será também feito o reposicionamento da vedação de obra maximizando desde já a zona pedonal disponibilizada ao peão e onde poderão ser novamente montadas esplanadas (num processo que está a ser gerido diretamente com cada comerciante).
Prossegue assim o investimento devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, na certeza que esta obra, que estamos a realizar nesta importante área da Cidade de Aveiro e que se aproxima do seu final, vai ter como resultado um espaço público de elevada qualidade a todos os níveis e para Todas as Pessoas.
Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
Nenhum comentário:
Postar um comentário