quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Câmara de Águeda assinala Dia Internacional da Cidade Educadora

 Crianças visitaram exposição no Centro de Artes e participaram numa oficina criativa
A Câmara Municipal de Águeda dinamizou, hoje, uma ação pedagógica e criativa com um grupo de crianças do Pré-escolar da IPSS Bela Vista C. Educação Integrada, no Centro de Artes de Águeda, que assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora.
Num momento de descontração e boa disposição, as crianças, ávidas por conhecer o mundo que as rodeia, percorreram por entre os tecidos e peças artísticas de Regina Frank (que tem a exposição “The HeArt is Present” patente no Espaço Expositivo do CAA até dia 24 de março de 2024) e seguidamente colocaram “mãos à obra” e construíram a sua própria obra de arte, através de uma oficina onde se privilegiou a utilização de materiais têxteis, fios e marcadores.
Esta ação, que decorreu no âmbito do MALA – Projeto Educativo e Cultural do Município de Águeda, colocou em prática o tema deste ano da Associação Internacional de Cidades Educadoras: “Cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora”.
As crianças deixaram-se invadir pelas texturas e cores da exposição, questionaram sobre o que significavam as peças artísticas de Regina Frank e depois, na oficina, fizeram o que lhes está na alma: deram asas à imaginação, pegaram nos tecidos e construíram pedaços artísticos cheios de originalidade e criatividade.
“Esta iniciativa é mais uma evidência do nosso compromisso, como Cidade Educadora, em promover o acesso à cultura, como fazemos ao longo do ano nas várias atividades que desenvolvemos, quer no Centro de Artes, quer na Biblioteca Municipal”, começou por dizer Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, salientando que a promoção e dinamização cultural, com acesso para todos e para todo o tipo de públicos, é uma medida estratégica do Município e que celebra as diversas culturas e manifestações culturais presentes no nosso território.
Certo de que a cultura e a arte têm “um papel fundamental na inclusão e crescimento pessoal dos cidadãos”, o Município de Águeda aposta em proporcionar “igualdade de oportunidades na educação artística e cultural”, disse ainda Marlene Gaio.
De referir que, ainda neste contexto das atividades que assinalam o Dia Internacional das Cidades Educadoras, as crianças do pré-escolar da rede privada e pública do concelho foram desafiadas a elaborar trabalhos artísticos sobre Águeda como um concelho que promove o direito à cultura.
Estes trabalhos, que foram realizados em contexto de sala de aula, vão ser expostos no Foyer do CAA, no próximo dia 4 de dezembro, antes do espetáculo “Filmes da Terra do Pai Natal”, marcado para as 10h30. As crianças vão deixar os seus trabalhos expostos e seguirão para o auditório onde vão assistir a este espetáculo infantil.
Marlene Gaio concluiu que estes trabalhos são “memórias e testemunhos que nos valorizam e diferenciam enquanto comunidade e cidade educadora”.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário