Com o objetivo de
divulgar o que a ciência conhece sobre a zona entremarés rochosa,
para que a sua importância seja melhor compreendida e a sua
conservação mais respeitada e promovida, o Centro de Ciências do
Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade de Coimbra (FCTUC) levou até às escolas básicas o
“bLueTIDE - Literacia do Oceano para uma Educação Integrada e
Dinâmica”, um projeto de educação e comunicação de ciência.
Durante dois
anos, este projeto percorreu escolas de Norte a Sul de Portugal e
chegou a mais de 500 alunos através de diversas ações de
sensibilização, que pretendiam fortalecer a ligação das crianças
com o oceano e motivá-las a melhor conhecer e conservar a zona
entremarés rochosa.
«A
nossa perceção era de que os alunos das escolas do litoral e com
galardão Escola Azul demonstravam, de uma forma geral, maiores
conhecimentos prévios sobre o Oceano e, especificamente, sobre a
zona entremarés rochosa, assim como uma maior consciência sobre a
sua importância para o ser humano, independentemente do local de
residência. Porém, o entusiasmo em aprender e realizar as
atividades propostas foi idêntico em todas as escolas»,
afirma Zara Teixeira, investigadora do MARE.
Estas ações,
realizadas em 12 escolas, tinham também como objetivo promover a
interação entre escolas e investigadores de ciências do mar,
estimular a cooperação entre instituições de ensino com e sem o
galardão “Escola Azul”, mas também fomentar a criatividade,
iniciativa e capacidade de comunicação dos alunos, e ainda,
fortalecer práticas de ensino baseadas em ciências do mar e
incentivar a candidatura de novas escolas ao programa “Escola
Azul”, do Ministério do Mar (Direção-Geral de Política do Mar).
De forma geral, o
projeto bLueTIDE «permitiu
perceber que tanto professores como alunos valorizam bastante o
contacto com investigadores e que a disponibilização de informação
científica numa linguagem adaptada e em formatos distintos dos
habitualmente utilizados em sala de aula, é uma mais-valia para
todos. Os alunos ganham maior motivação e interesse e os
professores ganham maior confiança ao abordar temáticas distintas e
relevantes para o futuro dos seus alunos. Já os investigadores veem
o seu trabalho reconhecido e útil para a sociedade»,
assegura a investigadora da FCTUC.
Nesta reta final
do projeto, que termina em agosto, os investigadores preparam-se para
lançar um guia de atividades para os professores interessados em
abordar esta temática, destinado essencialmente ao 1.º ciclo, e
também um livro com curiosidades sobre a zona entremarés rochosa e
dicas para uma visita divertida e em segurança. Ambos
os materiais serão em formato digital e ficarão disponíveis no
verão»,
revela Zara Teixeira.
Espera-se com
este projeto «que
as crianças e os docentes se tornem agentes ativos na conservação
destes sistemas naturais. Ao conhecer as suas espécies e dinâmica,
e ao compreender a sua importância e como o ser humano é
influenciado e influencia este habitat, estamos a assegurar que os
alunos possam tomar decisões informadas, que contribuam para a
conservação do oceano»,
conclui.
O projeto
bLueTIDE, que teve financiamento das EEAGRants no valor de 25 mil
euros, foi liderado pela Incubadora do Mar & Indústria da
Figueira da Foz, teve a coordenação científica de investigadores
do MARE, e contou com a participação da Faculdade de Ciências da
Universidade de Lisboa, do Instituto Politécnico de Leiria e da
Universidade de Évora.
Sara
Machado
Assessora
de Imprensa
Universidade
de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
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