quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Campeão olímpico Carlos Lopes foi recebido na Câmara Municipal de Cantanhede

 

Carlos Lopes, campeão olímpico da maratona na olimpíada de Los Angeles, em 1984, foi recebido nos Paços do Concelho de Cantanhede pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio. A receção decorreu em 1º de janeiro, na sequência da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos da Liberdade organizados pelo Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria para assinalar o cinquentenário do 25 de Abril e a realização dos 33.ºs Jogos Olímpicos da era moderna, em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.

No encontro da líder do executivo camarário cantanhedense com a antiga glória do atletismo estiveram também o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, o vereador com o pelouro do Desporto, Adérito Machado, a vereadora Célia Simões, e o diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares.

Na ocasião Helena Teodósio enalteceu a iniciativa do agrupamento com a organização dos Jogos Olímpicos da Liberdade e considerou “muito importante o facto de trazer para junto das crianças e jovens grandes figuras do desporto, como é o caso de Carlos Lopes, por tudo o que representou e representa para o desporto e até para a identidade nacional”.

A autarca referiu-se depois “à grande aposta que o Município de Cantanhede tem vindo a fazer no fomento do desporto, quer ao nível da criação de uma vasta rede de equipamentos desportivos um pouco por todo o território, quer no apoio à atividade dos clubes e associações. No total são 24 as modalidades praticadas no concelho e esta é manifestamente uma área que consideramos muito como fator de desenvolvimento das comunidades locais”.

Por seu lado, Carlos Lopes falou do papel dos pais e dos professores na formação das crianças e jovens ao nível da gestão do tempo, orientando-os no sentido de compatibilizarem a prática desportiva com os estudos em outras áreas. Da minha experiência percebi que atingir determinados objetivos passava por ter disciplina, por gerir bem todos os aspetos da vida e os tempos de treino, para depois, em prova, ter a capacidade de, a cada momento, tirar o melhor da minha capacidade física e decidir bem no tempo certo”, afirmou.

O ex-atleta considera que a formação é também muito importante ao nível do desempenho desportivo e ainda bem que as escolas estão conscientes disso. A minha visão do desporto resume-se a proporcionar aos jovens condições para evoluírem intelectual e desportivamente”.

Além da receção na Câmara Municipal, a participação de Carlos Lopes nos Jogos Olímpicos da Liberdade incluiu a participação na cerimónia de abertura, que decorreu na Escola Secundária Lima-de-Faria, e o acender da pira foi replicado na Escola Básica 2,3 Carlos de Oliveira, onde o campeão olímpico assumiu de novo o papel central, respondendo com a amabilidade que o caracteriza aos pedidos de autógrafos de alunos, professores e convidados que assistiam ao evento.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário