Visita de campo na Região da Extremadura (Espanha) acontece no âmbito do projeto europeu “Life Landscape Fire”.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está envolvida, até ao próximo dia 12, numa visita de campo integrada no projeto europeu Life Landscape Fire, que decorre na Região da Extremadura, mais propriamente na zona de Valência de Alcântara e na Serra de Hurdes.
Durante este evento de três dias, desde dia 10, os participantes têm a oportunidade de conhecer locais intervencionados pelo projeto, situados nesta Região fronteiriça. A delegação inclui o Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIM e técnicos dos municípios da região Viseu Dão Lafões, assim como representantes de outros parceiros do programa, nomeadamente a Mancomunidad Sierra de San Pedro, a Junta da Extremadura e a Universidade da Extremadura.
O primeiro dia, em Valencia de Alcântara, começou com uma reunião estratégica, na qual os parceiros apresentaram o panorama das atividades em curso e das atividades já realizadas, seguindo-se uma visita a locais intervencionados. O segundo dia terá como destaque uma ação de fogo controlado, efetuada em conjunto com os parceiros da Junta da Extremadura, também em Valencia de Alcântara, terminando o evento no dia 12, na Serra de Hurdes, com visitas a locais alvo de gestão de combustíveis através de pastoreio extensivo / preventivo.
Life Landscape Fire - um projeto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões
Lançado em 2019, o LIFE Landscape Fire visa a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, através da implementação de medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural. Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, no aviso de 2018 na Área do Ambiente. É desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, a Junta da Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro e a Universidade da Extremadura.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha a importância desta iniciativa: “O programa LIFE Landscape Fire é de vital importância para a nossa região. Não é de mais recordar que grande parte do nosso território é constituído por vastas manchas florestais que, com as alterações climáticas, estão sob ameaça crescente dos fogos florestais. Por isso, assumem grande importância todas as iniciativas que tenham como objetivo uma melhor prevenção e gestão dos incêndios, como é o caso do LIFE Landscape Fire. Esta iniciativa de três dias, em Espanha, segue-se a outras já realizadas no nosso território e é uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e aprendizagens sobre esta realidade”.
Recorde-se que, no âmbito do projeto, o Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginius Sinkevičius, visitou Viseu Dão Lafões em fevereiro de 2023, para testemunhar, in loco, uma ação de fogo controlado em São Pedro do Sul. Um mês depois, a CIM Viseu Dão Lafões organizou o 3.º Seminário Internacional LIFE Landscape Fire, que recebeu especialistas de vários países em Viseu.
Para mais informações sobre o projeto Life Landscape Fire, visite life.cimvdl.pt.
*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões
Nenhum comentário:
Postar um comentário