A Marinha Grande celebrou o Dia do Município, numa cerimónia que decorreu no Teatro Stephens, no passado dia 7 de maio, na véspera do feriado municipal (Quinta-Feira da Ascensão), que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e durante a qual foram atribuídas distinções honoríficas a cidadãos do concelho que se destacaram em diversas áreas.
Com abertura assegurada pela Orquestra de Guitarras da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense, a sessão contou com a intervenção do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que lembrou que “num ano particularmente simbólico, em que evocamos os 50 anos do 25 de Abril, celebramos o legado vibrante da Marinha Grande, uma terra onde o espírito empreendedor e a resiliência sempre estiveram presentes, desde os tempos de Guilherme Stephens, no século XVIII”.
O presidente salientou a pertinência da efeméride para “observar o caminho já percorrido e refletir sobre o presente que estamos a construir, no qual queremos envolver todos, para que possamos projetar o futuro com determinação e resiliência, para que as novas gerações continuem a edificar valores, o progresso e o orgulho de ser Marinhense”. Nesse sentido, enfatizou o papel dos jovens na sociedade, que “trazem novas perspetivas, ideias e soluções para os obstáculos que enfrentamos e impulsionam a inovação em todos os setores. Os jovens são, por isso, os construtores ativos e essenciais do território do futuro”.
A Ministra da Juventude e da Modernização, Margarida Balseiro Lopes, foi a oradora convidada da cerimónia do Dia do Município, tendo destacado o seu “profundo orgulho em estar aqui hoje e em dizer que sou da Marinha Grande”. Salientou as potencialidades económicas do concelho e o seu contributo para o desenvolvimento do País.
Referiu-se aos marinhenses como sendo um povo caracterizado por “coragem, superação e resiliência e trabalho”, que “superou muitos desafios e que valoriza a liberdade” e lembrou “o nosso compromisso inabalável” para com a recuperação do Pinhal de Leiria, que faz parte da identidade coletiva do concelho.
Ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal da Marinha Grande, foram feitas as seguintes distinções:
- Medalha de Honra do Município - Joaquim Gomes dos Santos (a título póstumo);
- Medalha Municipal de Mérito Social - Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande;
- Medalha Municipal de Mérito Cultural - Maria Helena Campos Rocha;
- Medalha Municipal de Mérito Educativo - Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente;
- Medalha Municipal de Mérito Desportivo - Gabriel Ruivaco Mendes e Nuno Luís Grades Lopes;
- Medalha Municipal de Mérito Económico - António Vieira Noivo;
- Medalha Municipal de Mérito Humanitário - Conferência de São Vicente de Paulo da Paróquia de Nossa Sra. do Rosário da Marinha Grande;
- Medalha Municipal de Mérito Científico - Élio Alexandre Salvador Rodrigues Vicente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário