I – Exposição de Vasco Branco
- Roteiro irreverente de uma obra apresentado em Aveiro –
A Praça da República receberá durante um mês, de 27 de setembro a 27 de outubro, a exposição evocativa da Vida e Obra de Vasco Branco, figura ímpar da cultura e sociedade Aveirense.
Vasco Branco foi um criador multifacetado que se evidenciou no campo das artes plásticas, nomeadamente na cerâmica e pintura, no cinema e na literatura.
Esta mostra, que contou com a curadoria de Rosa Alice Branco, integra o Programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e será inaugurada no dia 27 de setembro às 18h30.
II – ATLAS Aveiro recebe a poetisa Rosa Alice Branco
A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito da programação do ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal e integrado no Programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, promove “Encontros de Aveiro: à conversa com Rosa Alice Branco” na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, pelas 21h30, no ATLAS Aveiro. Tem entrada livre.
Rosa Alice Branco é poeta, ensaísta, investigadora e tradutora. A par com a atividade literária, tem um doutoramento em Filosofia Contemporânea e dedica-se profissionalmente à Neuropsicologia da Perceção e à Estética, sendo dois dos seus livros de ensaio dedicados à perceção nas artes.
Enquanto curadora cultural organizou vários colóquios e festivais de poesia, dentro e fora de Portugal, e foi coeditora de revistas de filosofia e poesia.
Recorde-se que recentemente e integrado neste programa de conversas, já participaram vários escritores como Francisco Moita Flores, João Tordo, Gonçalo M. Tavares e Isabel Rio Novo.
III – Open Call – Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro
- 1 de outubro a 30 de novembro
A 1 de outubro, terça-feira, abre o período de inscrições para a participação na décima sétima edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro que terá lugar entre 18 de outubro de 2025 e 18 de janeiro de 2026. Os artistas interessados em participar poderão efetuar a sua inscrição entre os dias 1 de outubro e 30 de novembro de 2024, em formato digital, através do formulário constante no website https://bienalceramicaaveiro.p t/. Para obter informações detalhadas, pode consultar as normas de participação em www.cm-aveiro.pt<http://www.cm -aveiro.pt/> e, igualmente, em https://bienalceramicaaveiro.p t<https://bienalceramicaaveiro .pt/>.
Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a Bienal atribui três prémios: 13.000,00 euros para o primeiro prémio; 8.000,00 euros, para o segundo; e 4.00,00 euros para o terceiro prémio. Para além destes prémios, o júri poderá atribuir Menções Honrosas. As obras premiadas, excluindo as Menções Honrosas, ficam a pertencer à CMA.
Mediante os elementos apresentados, o júri da Bienal fará uma primeira triagem das obras até ao dia 27 de janeiro de 2025, sendo comunicado aos concorrentes selecionados que devem entregar os seus trabalhos até ao dia 30 de abril de 2025.
As obras selecionadas ficarão em exposição de 18 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026 no Museu de Aveiro / Santa Joana, sendo que no dia da inauguração serão conhecidos os vencedores.
A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro visa contribuir para a produção de cerâmica artística contemporânea, através do estímulo à experimentação e à criatividade, constituindo-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica e contribuindo para uma formação didática e para o desenvolvimento de carácter cultural.
IV – Pennyfly apresenta-se no exterior do Hospital de Aveiro
- Programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura - Prescrições Culturais -
Na sexta-feira, dia 27 de setembro, o programa Prescrições Culturais leva ao exterior do Hospital de Aveiro uma divertida e animada dupla que irá apresentar um autêntico teatro de divertimento, o designado “vaudeville”.
A iniciar às 10h30, esta peça apresentada pela Companhia Marimbombo trará, no seu curioso palco móvel, jazz, sapateado, magia, diabolo e números de cabaret.
Trata-se de um evento organizado no âmbito do Programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
V – “Cultura Perto de Si” apresenta Corais de Aveiro em Nariz
Dia 28 de setembro, sábado, pelas 21h30, o programa Municipal “Cultura Perto de Si” apresenta “Corais de Aveiro” na igreja de São Pedro de Nariz.
Promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento junta o Coral Vera Cruz e o Coral Claravallys – Associação Musical e Cultural de São Bernardo, num concerto único.
Recorde-se que “Cultura Perto de Si” é um Programa Municipal que, desde 2018, tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura no Município de Aveiro, bem como, simultaneamente, criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais.
A iniciativa tem como objetivo principal descentralizar a oferta cultural promovendo a realização de espetáculos em todo o Município.
Um projeto que leva a cultura às pessoas, apresentando-a em palcos informais, com agentes das mais diversas áreas. Pretende-se derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística. Neste ano de especial importância, o “Cultura Perto de Si” integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário