quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Dia 29 de setembro, às 11h, na Biblioteca, da Fundação de Serralves. O FUTURO: 13 anos a proteger a vida terrestre com o cidadão

 “Alimentar uma causa” uma parceria entre a Fundação Serralves e a Universidade Católica
"O FUTURO: 13 anos a proteger a vida terrestre com o cidadão" é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento aberto ao público que terá como oradora Conceição Almeida, coordenadora do projeto FUTURO, que se realiza a 29 de setembro, pelas 11h00, na Biblioteca, da Fundação de Serralves.
O projeto FUTURO é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas nesta região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores. “No âmbito do projeto são plantadas espécies arbóreas e arbustivas autóctones da flora portuguesa, que em conjunto com ações concertadas, promovem o restauro ecológico das áreas florestais da AMP,” explica Conceição Almeida, do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). Ao mesmo tempo, procura-se informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas.
Procura-se envolver entidades privadas no projeto FUTURO de forma a assegurar a manutenção de áreas em restauro. É deste propósito que nasce o programa de mecenato – HECTARE.  São exemplo as entidades CASFIL Indústria de Plásticos, S.A; a Critical TechWorks; a Garcia Garcia e a Eurest.
 
A sessão “O FUTURO: 13 anos a proteger a vida terrestre com o cidadão” integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, decorre no próximo dia 29 de setembro, às 11h, na Biblioteca da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.
 
 
*Fernanda Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário