Os alunos
das EB/JI da Tocha, do Jardim de Infância da Sanguinheira, da EB de
Covões e da EB/JI de São Caetano, bem como da Escola Básica de
Cantanhede-Sul e das IPSS PROVIDA - Associação de Desenvolvimento
Progresso e Vida da Tocha e PRODECO - Progresso e Desenvolvimento de
Covões, encontram-se a participar no desafio “Muros com Vida”,
ação que a Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal
está a dinamizar no âmbito do Programa Eco-Escolas, sob orientação
dos respetivos docentes coordenadores.
Subordinado
à temática “Biodiversidade e Sustentabilidade”, este desafio
consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros do recinto
escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de
livre acesso e uso coletivo.
O
vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da
Educação, Pedro Cardoso, está a acompanhar o desenvolvimento
destas iniciativas e sublinhou “o
empenho das comunidades educativas neste projeto”.
“Para
além do incentivo à preservação e valorização do espaço
público, centrado na arte, quer dentro do recinto escolar, quer fora
dele, está é uma forma de comunicar a importância da preservação
e recuperação de ecossistemas, através da arte urbana. É uma
excelente oportunidade para trabalhar a expressão artística e o
potencial criativo das crianças e jovens, e fazer dos muros um
espaço de partilha e comunicação dos princípios de
sustentabilidade”, justificou.
De
referir que o projeto envolveu um trabalho de pesquisa,
investigação, conceção de desenho e, por fim, pintura de um
ecossistema num muro dentro do recinto escolar.
Desta
forma, mobilizou-se a comunidade escolar para, no âmbito da Década
das Nações Unidas da Restauração dos Ecossistemas (2021-2030),
assente na preservação e inversão do processo de degradação dos
ecossistemas terrestres e aquáticos, cujas repercussões nas
alterações climáticas e extinção de espécies é cada mais
evidente, usassem a arte como meio de comunicação refletindo nos
muros das escolas mensagens impactantes, que chamem à atenção da
comunidade local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário