terça-feira, 3 de junho de 2025

Câmara de Aveiro investe cerca de 179 mil euros na reabilitação de arruamentos em Verdemilho; Câmara de Aveiro e E-Redes renovam iluminação na envolvente à Igreja Matriz de Requeixo


I – Câmara de Aveiro investe cerca de 179 mil euros na reabilitação de arruamentos em Verdemilho
A Câmara Municipal de Aveiro iniciou esta segunda-feira, 3 de junho, uma empreitada de reabilitação de arruamentos no lugar de Verdemilho, num investimento total de 178.565,77€, a executar pela empresa Vítor Almeida & Filhos, S.A..
A intervenção contempla a renovação da camada de desgaste e, em alguns locais, o reforço da estrutura do pavimento rodoviário em sete arruamentos da freguesia: Rua Conselheiro Queirós, Rua Eça de Queirós, Rua da Malhada do Eirô, Travessa do Eirô, Rua da Ramalhôa, Rua de S. João e Rua da Pilota. Estão também previstos trabalhos pontuais ao nível dos passeios, com o objetivo de garantir a sua continuidade e melhorar a segurança na circulação pedonal.
A obra, adjudicada pela Câmara Municipal, está planeada para decorrer de forma faseada. Os trabalhos iniciam-se pela Rua da Malhada do Eirô, com uma duração estimada de 30 dias, seguindo-se a Rua da Ramalhôa (10 dias), Rua de S. João (20 dias), Rua da Pilota (10 dias) e, por fim, a Rua Conselheiro Queirós (20 dias).
Durante o período da intervenção, será necessário implementar medidas temporárias de condicionamento da circulação e estacionamento, com instalação de sinalização e vedações de segurança nos locais afetados.
Esta obra insere-se no plano de investimento contínuo da Câmara de Aveiro na qualificação da rede viária e do espaço público, com enfoque na melhoria da mobilidade e do conforto urbano por todo o Município.

II–Câmara de Aveiro e E-Redes renovam iluminação na envolvente à Igreja Matriz de Requeixo
No seguimento da sua política de melhoria contínua da rede de iluminação pública e em estreita articulação com a E-Redes, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promoveu a renovação integral das colunas e luminárias na envolvente à Igreja Matriz de Requeixo, após a queda de dois candeeiro, na sequência de um recente temporal.
A intervenção foi realizada no âmbito da operação conjunta CMA/E-Redes, com a instalação de novas luminárias LED, substituindo as antigas estruturas degradadas por equipamentos mais seguros, modernos e eficientes.
A aposta na tecnologia LED permite uma melhoria significativa da qualidade da iluminação, com vantagens claras ao nível da eficiência energética, durabilidade e sustentabilidade ambiental, assegurando também melhores condições de segurança para todos os que frequentam esta zona urbana, especialmente em períodos noturnos.
Esta operação insere-se na estratégia de modernização da iluminação pública em todo o Município, garantindo o reforço da segurança, o conforto no espaço público e a eficiência na gestão energética, contribuindo para uma cidade mais sustentável.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

** Imagem c/DR


Nenhum comentário:

Postar um comentário