quarta-feira, 29 de outubro de 2025

TOMADA DE POSSE DOS NOVOS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE

 Os novos órgãos autárquicos do Município da Marinha Grande tomaram posse na noite de 27 de outubro, no Teatro Stephens, assinalando o início do mandato 2025-2029.
Pela Câmara Municipal, foram empossados o Presidente Paulo Vicente (PS) e os vereadores Armando Constâncio (PS), Carla Santana (PS), Aurélio Ferreira (+MPM), João Brito (+MPM), Sérgio Silva (CDU) e Emanuel Vindeirinho (Chega).
Pela Assembleia Municipal tomaram posse: Catarina Sarmento e Castro (PS), Ana Alves (+MPM), Paulo Dias (Chega), Alexandra Dengucho (CDU), Rui Rodrigues (PS), Vanessa Rocha (+MPM), Ana Laura Baridó (PS), Maurício Rodrigues (Chega), Lara Lino (CDU), Ana Catarina Carlos (PS), Carlos Laranjo (+MPM), Ramiro Palma (PS), Inês Ascenso (Chega), Hugo Domingues (CDU), João Moleirinho (+MPM), Ana Martins (PS), Nádia Arrimar (Chega), Rui Tomás (PS), Mariana Pedrosa (CDU), Rita Natário (+MPM), Bruno Constâncio (PS), Franclim Ventura (Presidente da Junta de Freguesia da Moita - CDU), Álvaro Cardoso (Presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria - PS), Isabel Freitas (Presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande - CDU).
Foi, igualmente, eleita a Mesa da Assembleia Municipal, composta por Catarina Sarmento e Castro (Presidente), Rui Rodrigues (1.º Secretário) e Hugo Domingues (2.º Secretário).
No seu primeiro discurso como Presidente da Câmara, Paulo Vicente sublinhou o sentido de responsabilidade que acompanha o exercício das funções autárquicas: “Os marinhenses depositaram em nós esperança e confiança. Esperança de que os seus problemas sejam tratados com seriedade e resolvidos com eficácia; confiança de que os eleitos trabalharão com sentido de missão e espírito de serviço público.”
O novo Presidente destacou ainda os desafios e as prioridades para o novo ciclo autárquico, afirmando que o futuro se constrói com trabalho conjunto e compromisso, declarando “que a esperança que os cidadãos depositaram em nós se transforme na confiança que justifica a sua escolha. Vamos começar a fazer o muito que ainda não foi feito.”
Por sua vez, Catarina Sarmento e Castro, Presidente da Assembleia Municipal, iniciou a sua intervenção com uma nota de homenagem e de simbolismo: “assumo este lugar consciente de que sou a primeira mulher Presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande. As minhas primeiras palavras são, por isso, para as mulheres da minha terra, que me ensinaram a honrar a liberdade e a persistir.” A Presidente realçou a importância do respeito institucional e da cooperação democrática entre todos os eleitos.
O presidente cessante da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro, destacou a importância do momento como expressão da vontade democrática dos cidadãos. Sublinhou que os eleitos assumem agora a responsabilidade de concretizar as expectativas da população, afirmando: “os cidadãos Marinhenses fizeram nas urnas as suas escolhas dos órgãos municipais confiando que são eles os mais capazes para assumir o destino das nossas autarquias”.

A cerimónia contou com a presença de diversas autoridades civis, militares, religiosas e representantes de instituições de ensino, associações do concelho e convidados, num ambiente marcado pela solenidade, que incluiu um momento musical protagonizado pela Camerata de Cordas de Leiria.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário