segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Reportagem: A Quinta da Mata Fidalga é uma empresa Portuguesa situada na região da Bairrada dedicada à produção de vinhos e espumantes de alta qualidade.


A Quinta da Mata Fidalga é uma empresa Portuguesa situada na região da Bairrada dedicada à produção de vinhos e espumantes de alta qualidade.
Aqui temos o primeiro grupo de entrou porque era
impossível entrar todos de uma só vez
A Associação Parceiros da Amizade, que congrega cidadãos emigrantes de diversas nacionalidades, promoveu mais uma iniciativa digna de registar.
Desta vez teve por designação “Parceria das Castanhas”, e claro o Dia de S. Martinho não podia ser comemorado de outra forma, que não fosse visitar um local que se identificasse com a produção de vinhos espumantes entre outros, conforme recomenda a boa tradição, que com o decorrer do tempo vai perdendo a sua genuinidade.  
O editor|Administrador do Litoral Centro foi convidado a acompanhar a dita comitiva (excursão), que muito grato fica pelo facto de ter sido lembrado, e num gesto de agradecimento aqui ficam algumas imagens da reportagem.
J. carlos

 Reportagem


Com tradições antigas do cultivo da vinha, que remonta ao século XII, a região da Bairrada elabora os seus vinhos e espumantes á base de uvas nativas.


Já no interior onde o vinho está armazenado
O nome "Bairrada" deriva da própria natureza da região ao nível de solos: argila (barro). Foi em meados dos anos 80 que a produção de vinho começou a ter expressão real como resultado da paixão, determinação e empreendedorismo de seus fundadores, o Sr. Fabiano Santos e o Sr. Augusto Virgílio de Sousa. Batizamos os nossos vinhos como "Quinta da Mata Fidalga - QMF", porque a Quinta está instalada em peças de vinhedos que dão origem aos nossos vinhos, no local onde existiu uma floresta luxuosa, muito usada pela nobreza da época, como zona de lazer e divertimento. 

Na imagem o Sr. Nuno Santos prestando esclarecimentos
A paixão e profissionalismo que colocamos na produção dos nossos vinhos permiti-nos ser um dos principais produtores da Região, em que ganhamos mais de 30 prémios nas edições dos melhores vinhos Bairrada já realizadas. A nossa filosofia é guiada pelo trabalho constante com os nossos parceiros e clientes, a fim de promover e reforçar a nossa marca ao longo do tempo, sempre em busca da perfeição e em nome de um crescimento sustentado.



A paixão e profissionalismo que colocamos na produção dos nossos vinhos permiti-nos ser um dos principais produtores da Região, em que ganhamos mais de 30 prémios nas edições dos melhores vinhos Bairrada já realizadas. A nossa filosofia é guiada pelo trabalho constante com os nossos parceiros e clientes, a fim de promover e reforçar a nossa marca ao longo do tempo, sempre em busca da perfeição e em nome de um crescimento sustentado.
 A nossa gama de vinhos inclui, os vinhos maduros (vermelho, branco e rosé), os reserva maduros (premium tinto e branco premium), para além dos nossos espumantes que apresentam características únicas, devido ao estágio de tempo mínimo em cave. A nossa gama de entrada de espumantes começa no branco bruto, rosé bruto e tinto bruto, com um tempo mínimo de estágio de 12 meses. Como gama premium, temos o reserva pessoal e nosso top é o Virgílio de Sousa, com o tempo mínimo de quatro anos de estágio. Visitando a Quinta da Mata Fidalga, também pode conhecer o nosso eno-turismo, que se baseia na possibilidade de visita à adega, assim como às nossas vinhas associando a história de cada vinho, às variedades existentes.



As suas vinhas estão plantadas castas brancas e tintas, representando as brancas cerca de 60% da área e as tintas 40%.

As castas brancas plantadas são Maria Gomes, Bical, Chardonnay, Arinto e Sauvignon Blanc. Nas tintas a empresa possui Baga, Touriga Nacional, Syrah, Castelão e Tinta Roriz.

Todas as parcelas de vinha foram reestruturadas nos últimos 20 anos, tendo sido instaladas segundo os sistemas de condução mais modernos adaptados a cada casta. Sendo a preservação do ambiente uma das maiores preocupações da empresa, todas as uvas são produzidas em regime de produção integrada.

“A nossa filosofia é guiada pela proximidade de trabalho contínua com os nossos parceiros e clientes, a fim de promover e valorizar a nossa marca ao longo do tempo, sempre em busca da perfeição e em nome de um crescimento sustentado nos diversos mercados em que estamos presentes.”

A adega da QMF, recentemente ampliada e remodelada, é actualmente uma das mais modernas e bem apetrechadas da região da Bairrada.

Coabitando nela harmonicamente conceitos de vinificação modernos e clássicos, o que é consubstanciado no facto da maceração das melhores uvas tintas ser conduzida nos habituais lagares, embora construídos em aço inoxidável e com pisadores pneumáticos.
Destacam-se ainda outros equipamentos de vinificação, como a câmara frigorífica para refrigeração de uvas, a câmara frigorífica para fermentação de vinhos brancos em barricas de carvalho, a prensa pneumática sob vácuo, a bomba peristáltica, cubas ganimede e rotativa, bem como o sistema de arrefecimento e aquecimento de cubas, ou a moderna cave de barricas, que em conjunto muito contribuem para a obtenção dos vinhos excepcionais que vindima após vindima nos orgulhamos de criar.
Momento de provas de espumantes... uma delícia
A protecção integrada é um sistema de exploração agrícola que tem como componente principal o princípio da sustentabilidade ambiental.

Neste sistema, a utilização de fertilizantes químicos e pesticidas é bastante restringida, quer em termos de quantidade quer ao nível da proibição de uma serie de químicos mais agressivos para o meio ambiente.
Deste modo, o impacto da exploração agrícola é restringido de modo a preservar o meio ambiente e a biodiversidade.


CONTACTOS
Contacto geral: info@qmf.pt
 Contacto caipirante: caipirante@qmf.pt
 Telefone: +351 231 525 558
Fax: +351 231 525 560
GSM: +351 961 366 248 

MORADA
Estrada Nacional 1, 118 Peneireiro
3780-624 Aguim

Anadia - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário