segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

EM QUE SOCIEDADE VIVEMOS?


Uma série de acontecimentos, declarações oficiais, umas ofensivas dos mais pobres, outras subordinadas de tal modo ao dinheiro que esquecem as pessoas mais carenciadas, reformas imoralmente obscenas, nomeações que permitem disfarçadamente que os subsídios de Natal e de férias sejam recebidos, poderes ocultos ou nem tanto, enfim, uma sociedade onde se perdeu o norte, onde os valores da lealdade nacional, do serviço público, da solidariedade e sobretudo da centralidade da pessoa se perderam numa noite de nevoeiro.
Há coisas boas, muito boas, mas que não são contadas, que só os que vive próximo conhecem. Há uma ou outra excepção: apesar de tão pouco destacada é bonito ver o que está a acontecer na Sicasal, que bem poderia ser um exemplo a seguir por todo o país. Mas não é.
Por isso e por outras coisas aqui partilho convosco a minha última crónica.

Autor não identificado


Realidade Paralela

Vivemos em uma sociedade em que os valores, além de estarem perdidos, se confundem entre si. Se uma garota se maqueia e cuida de seu corpo, é taxada como fútil. Como filhinha-de-papai. Se ela não dá importância à sua aparência, é ridicularizada e vista como desleixada. Se é virgem e pura, se torna a atrasada da turma. Se já perdeu a virgindade, não passa de uma vagabunda. Se é traída pelo namorado e não o perdoa, se transforma na vilã da história. Se o perdoa, é uma idiota. Se sai com as amigas nas noites de sábado, ela não presta. Se fica em casa estudando, é uma nerd. Se come muito, é uma obesa. Se come pouco, é anoréxica. Se tira muitas fotos, está querendo aparecer. Se não tira nenhuma foto, tem vergonha de si própria. Se fala sobre sexo, não tem vergonha na cara. Se não fala, quer bancar a santinha. Se tenta agradar as pessoas, é uma puxa-saco. Se não agrada, é uma ingrata. Todas as garotas deveriam entender que não se deve satisfazer as vontades da sociedade. Todos os seus esforços nunca serão suficientes, e sempre lhe exigirão mais e mais. Agrade a si mesma. Faça o que tiver vontade, e ligue o f…-se para o mundo. É o caminho mais curto para a felicidade. 

(Henrique Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário