segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Estado Islâmico perde o controlo de Ramadi


360º

Por João Cândido da Silva, Editor de Economia
Bom dia!
Enquanto dormia

Tropas iraquianas tomaram Ramadi, onde se localiza o centro governamental do Estado Islâmico (EI). A BBCrefere a existência de "bolsas de resistência" jihadistas na cidade e os responsáveis iraquianos estão a revelar-se relutantes em clamar, para já, vitória. Uma comunicação de Abu Bakr al Baghdadi, líder do EI, fala em dificuldades para a organização, mas a autenticidade do documento ainda está a ser analisada. 

Apesar do cerco, o Estado Islâmico não baixa os braços. No sábado, um jornalista sírio foi assassinado em Gaziantep, na Turquia. Naji Jerf, 37 anos, foi autor de um documentário crítico das actividades do Estado Islâmico e, por este motivo, foi classificado pelo grupo terrorista como um alvo a abater, suspeita a polícia turca. Serviços secretos qualificados como "amistosos", avisaram que diversas cidades europeias poderão ser alvos de ataques durante o período das festas, segundo a polícia de Viena. 

Hoje, há uma reunião da comissão política do CDS, que antecipao conselho nacional agendado para 7 de Janeiro. Em causa está a marcação do próximo congresso do partido. A dúvida que preocupa dirigentes e militantes? Saber se Paulo Portas se recandidatará à liderança ou se decide retirar-se. Possivelmente, de forma "irrevogável".

Abílio Guedes foi supervisor de infra-estruturas na Refer. Em 2014, foi condenado, no âmbito do processo Face Oculta, por o tribunal ter considerado que tinha favorecido Manuel Godinho enquanto quadro da empresa pública. Despedido com o fundamento de justa causa em Novembro de 2010, vai agora receber uma indemnização de 80 mil euros, suportada pela Refer. O Público conta a história.

Há 50 anos, Eusébio da Silva Ferreira foi distinguido com a "Bola de Ouro". "O galardão foi entregue pela temporada 1964/65 em que Eusébio, na altura com 22 anos, foi o melhor marcador do campeonato português e da Taça dos Campeões", recorda a Lusa. 

Os nossos Especiais
 
Um novo ano está mesmo a chegar. Vai sendo altura de rever a forma como aplicou as suas poupanças e de fazer alguns ajustamentos à carteira de investimento. Num trabalho que abrange alternativas com diferentes níveis de risco, David Almas antecipa o que poderão ser as apostas correctas para 2016.

Chama-se "perturbação de hiperatividade e défice de atenção" e é considerada a perturbação do neurodesenvolvimento mais frequente nas crianças de todo o Mundo. Marlene Carriço escreve sobre o tema. Falou com especialistas e pais e conta os casos de duas crianças que parecem um carro de Fórmula 1 mas sem travões. 

Mark Twain dizia que apenas há duas coisas certas na vida: a morte e os impostos. Em 2015, diversas figuras, que se distinguiram nas suas áreas de actividade, partiram. Através de uma fotogaleria, Rita Cipriano recorda os nomes e a obra que legaram.

"Quase todos de acordo. O gabinete do cônjuge é uma coisa antiquada e Portugal quer-se moderno. Com uma eleição presidencial à porta, a existência de uma primeira-dama em Belém pode estar a chegar ao fim, depois de 40 anos de casais presidenciais", escreve Catarina Falcão. Mais uma tradição em vias de extinção, ao que parece.

Todos os anos, há tiradas que ficam para a História. Por serem inteligentes, surpreendentes ou meros disparates. Diogo Queiroz de Andrade e Marta Leite Ferreira foram aos arquivosrecuperar aquelas que se revelaram mais marcantes em 2015. Recorde-as.

Pelo final de 2014, o Observador publicou um trabalho em que, depois de consultados vários especialistas, apresentou aquelas que eram consideradas as dez grandes tendências na economia para o ano que agora se aproxima do fim. Edgar Caetano decidiu investigar aquilo que se verificou e o que falhou. Conheça os resultados e fique a saber se o exercício de adivinhar o futuro merece credibilidade.

"Um capacete, uma peça de ouro, umas pantufas, uma cadeira e viagens. Desafiámos 20 personalidades a escolherem presentes de Natal para políticos portugueses" e Elsa Araújo Rodrigues desvenda as sugestões. Só não sabemos se alguém, entre as pessoas que foram consultadas, chegou a concretizar as ofertas que sugeriu.

"Das centenas de pratos, petiscos e afins que passaram pelos nossos olhos e bocas ao longo deste ano, os seis que se seguem ficaram para a memória pelas melhores razões". Tiago Pais fez as escolhas do Observador. São bem capazes de lhe fazer crescer água na boca.

Informação relevante
Chama-se André Caldas e foi, até agora, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, cargo que arrebatou ao PSD em Setembro de 2013. É o nome escolhido pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, para ocupar a cadeira de chefe de gabinete. André Caldas é licenciado em Direito, curso que completou depois de ter concluído os estudos de Medicina Dentária. Pode ser que dê uma ajuda a remover as cáries das finanças públicas. 

resolução do Banif permanece na actualidade política. Enquanto não chega a comissão parlamentar de inquérito, que poderá dar respostas a muitas dúvidas num processo que vai mexer, e de que maneira, nos bolsos dos contribuintes. Luís Marques Mendes identificou cinco questões que pedem esclarecimentos. Três devem ser respondidas pelo anterior Governo, duas dirigem-se ao actual executivo de António Costa. Saiba quais são.

participação que o Banif tinha na seguradora Açoreana (de 48%), que foi transferida para o veículo público Naviget, vai ser colocada à venda assim que as condições de mercado o permitirem, escreve esta segunda-feira o Diário Económico. Este ativo pode valer entre 30 milhões e 60 milhões de euros.

No PCP, a intervenção no Banif é matéria que gera claro desconforto. Edgar Silva, o candidato à Presidência da República apoiado pelos comunistas, acusou António Costa de continuar a “política do antigamente” e a pôr de novo o povo a pagar por “actos tresloucados” dos grandes capitalistas. PCP e PS, um casamento problemático.

António Costa acaba de recolher o apoio público do líder do Partido Trabalhista britânico. Jeremy Corbyn, o líder que está a virar os trabalhistas para o lado esquerdo, virá a Portugal em breve com o objectivo de participar em iniciativas de apoio ao "programa anti-austeridade" do secretário-geral do PS e actual primeiro-ministro. Os dois políticos conheceram-se, recentemente, numa reunião de líderes socialistas europeus. Ficaram amigos

A morte de um jovem no Hospital de São José, em Lisboa, continua a ser terreno para a guerrilha política. Fernando Costa, dirigente do PSD e vereador na Câmara de Loures, perguntou a Paulo Macedo, ministro da Saúde durante o primeiro Governo liderado por Pedro Passos Coelho, quandopediria "desculpas públicas às famílias e aos portugueses" pelos cinco casos de morte que já ocorreram naquela unidade hospitalar desde que, em 2014, deixou de haver em permanência uma equipa de neurocirurgiões vasculares aos fins-de-semana. 

Depois de o Benfica ter fechado um contrato milionário com a Nos para a cedência dos direitos de transmissão televisiva de jogos da equipa da Luz, foi agora a vez de o FC Porto encontrar a galinha dos ovos de ouro. Com a Meo, os portistas assinaram um acordo que, segundo a informação oficial, vale mais de 457 milhões de euros. 

O Mundo está cheio de problemas e as notícias são quase sempre más. Verdade? Nem por isso. O Observador passou os olhos pelos grandes acontecimentos de 2015 eencontrou, pelo menos, cinco boas novidades. Fique a saber o que correu bem durante o ano e por que motivos. 

"A maioria das autarquias do país optou por manter em 2016 as mesmas taxas de IMI (imposto municipal sobre imóveis) cobradas este ano. Houve 46 que decidiram mesmo descer e apenas três subiram. Quase metade ficaram-se pela taxa mínima, de 0,3%". A notícia também é boa. Vem no Jornal de Negócios (o acesso ao artigo é reservado a assinantes).

Notícias surpreendentes

Quer dar uma voltinha numa moto com motor movido a hidrogénio? Pode ser que isso seja possível em breve. A Suzuki está a trabalhar no projecto e promete fazer testes já em 2016. 

Pela primeira vez desde a morte de Hitler, em 1945, a obra autobiográfica do ditador, "A Minha Luta" (Mein Kampf, no original), vai ser publicada na Alemanha. A nova edição estará disponível a partir de Janeiro de 2016 e será anotada. Terá mais duas mil páginas em comparação com a versão escrita por Hitler.

novo episódio da saga "Guerra das Estrelas" tornou-se no filme que mais rapidamente arrecadou receitas de bilheteira no valor mil milhões de dólares. O feito foi alcançado após 12 dias em exibição nas salas de cinema. 

"Em todas as passadeiras vermelhas há sempre o melhor e o pior. O ano de 2015 não foi exceção e esteve repleto de escolhas improváveis que andaram nas bocas do mundo só por maus motivos". Passe a vista pela fotogaleria e escandalize-se, ou regozije-se, com aqueles que foram os piores vestidos deste ano.

"Deitar tarde e cedo erguer ou ir para a cama a horas decentes mas acordar de hora a hora são dois comportamentos que significam uma única coisa: dormir pouco. Mas qual deles o pior?". Conheça a resposta, se é que já acordou.

Tenha um excelente dia.

Ah! E agora que a música dos Beatles está, finalmente, disponível nos serviços de streaming, o dia só pode começar bem com a audição de Strawberry Fields Forever. Por exemplo.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
Leia as últimas
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário