segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

METEORO DESINTEGRA-SE A 27 KM DA TERRA

A NASA tornou público um vídeo no qual se pode observar um meteoro que se aproxima perigosamente da Terra, a uma velocidade de 46 mil km/h, e que se desintegra a 27km de distância do nosso planeta.
Astrónomos da agência espacial norte-americana NASA conseguiram captar em vídeo o percurso de uma “bola de fogo” que se aproximou da Terra a uma velocidade de cerca de 46 000 km/h.
De acordo com um comunicado da NASA, as 6 câmaras de vigilância de meteoros que monitorizam o céu no sudoeste dos Estados Unidos captaram o meteoro quando se encontrava a 75 km da Terra, e acompanharam o seu percurso.
A agência espacial tornou público o vídeo captado por uma destas câmaras, depois de ter recebido várias chamadas telefónicas de habitantes da Georgia, a relatar “uma bola de fogo brilhante no céu“.
Segundo os astrónomos, o meteoro media 40 cm de diâmetro e pesaria cerca de 70 kg. Quando se encontrava a cerca de 27 km do solo desintegrou-se, sendo provável que alguns fragmentos tenham ainda assim atingido a Terra sob a forma de meteoritos.
A colisão com a Terra de um “pequeno” meteoro de 40cm de diâmetro está muito longe de poder provocar a extinção em massa de dinossauros, ou causar tsunamis apocalípticos.
Mas ainda assim, 70kg a 46 mil km/h é uma quantidade de movimento que inspira respeito – e que não gostaríamos de ver cair no nosso quintal.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário