sábado, 16 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Uma breve história do terrorismo

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ATENTADOS 
Numa altura em que os ataques terroristas se multiplicam por todo o mundo, Bruno Cardoso Reis explica como começou a violência política e pergunta: é possível derrotá-los?
BANIF 
Finanças dizem que as notícias, atribuídas a fontes europeias, de que Portugal poderia ter poupado até mil milhões no Banif, são falsas. Dívida sénior valia 169 milhões e apanhava depósitos.
BANIF 
Autoridades europeias, entre as quais o BCE, defenderam uma resolução do Banif pelas novas regras que penalizavam credores seniores. Contribuintes poderiam poupar 500 a mil milhões de euros.
REFUGIADOS 
Ministro das Finanças alemão sugere taxa sobre combustíveis para financiar a resposta europeia à crise dos refugiados. Portugueses já pagam cinco taxas/impostos na gasolina e gasóleo.
PRESIDENCIAIS 2016 
A 24 de janeiro, os portugueses vão escolher o próximo Presidente. Mas será que sabemos tudo sobre os candidatos? Devemos exigir saber mais sobre quem quer ocupar o mais alto cargo da nação?
PRESIDENCIAIS 2016 
Dos matraquilhos à música, passando pelos travesseiros de Sintra, aqui ficam os melhores vídeos e fotos da campanha. Ao fim de uma semana, os candidatos apostam tudo na conquista de votos.
CAMPANHA DIA A DIA 
Confrontado com um pedido de ajuda na campanha, o candidato presidencial diz não ter dúvidas de que a justiça vai exercer-se.
TABACO 
As restrições ao consumo e comércio do tabaco tiraram-no do espaço público onde era omnipresente. Recorde aqui 20 marcas nacionais desaparecidas que devem ter passado pelos cinzeiros da sua família.
ARTIGO PARA ROLLING STONE 
O ator norte-americano sugeriu que não foi inocente o facto de o ligarem à captura de El Chapo, o famoso narcotraficante mexicano. Sean Penn diz não temer pela vida e sente-se desiludido.
ENSAIOS CLÍNICOS 
As autoridades francesas têm em curso três investigações no laboratório onde estavam a ser realizados testes clínicos a pedido da empresa portuguesa Bial que causou a morte cerebral a um voluntário.
ATAQUE TERRORISTA 
Autoridades deram por encerrado o cerco ao Hotel Splendid, que culminou na libertação dos 126 reféns. Ataque da al-Qaeda matou 27 pessoas e deixou 33 feridos. Não há portugueses entre as vítimas.
Opinião

João Marques de Almeida
Rebelo de Sousa foi o único candidato que percebeu que deveria fazer campanha para a maioria de indiferentes. Todos os outros esforçam-se para introduzir uma dimensão politica na campanha, sem sucesso

André Azevedo Alves
Em 2006, nas últimas eleições presidenciais em que não havia um incumbente, mais de 61% dos eleitores inscritos votaram. Veremos quantos votarão no próximo dia 24 de Janeiro.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Uma mentalidade demasiado burocrática, porventura mercantilista, na solicitação de emolumentos por serviços pastorais prestados, afasta alguns fiéis da prática sacramental e escandaliza os não crentes

Miguel Tamen
Qual é a vantagem de conhecer sítios onde nunca se foi? E qual é a esperança que anima aqueles que o fazem?

José Manuel Fernandes
Não está em causa apenas uma escola mais facilitista ou reverter medidas de Nuno Crato. O novo modelo de avaliação é muito pior do que isso, é o regresso ao ministério dos professores, não da Educação
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Um comentário: