Sabia que é já a partir de amanhã, 1 de Fevereiro, que vai precisar do IBAN (International bank account number) do destinatário para transferir dinheiro?
A Associação de Defesa do Consumidor Deco deixa um alerta aos portugueses. Os bancos deixam de ter a responsabilidade de fazer essa conversão automática no dia 1 de fevereiro.
Quem transferia dinheiro para contas de países diferentes já se deparava com esta situação, mas agora a regra passa também a ser aplicada para as operações nacionais.
A única diferença é que o IBAN acrescenta o PT50, sendo que os 21 dígitos são referentes ao NIB (Número de Identificação Bancará) como já acontecia anteriormente.
Os números podem ser consultados numa caixa multibanco, no site do seu banco ou até no balcão da sua instituição.
É expectável que o PT50 venha pré-preenchido, caso isso não aconteça não se esqueça de introduzir manualmente ou não conseguirá fazer a transferência pretendida.
Mas atenção: Há uma consequência para quem continuar a utilizar apenas o NIB. Os débitos diretos para efetuar o pagamento das suas contas mensais ficarão sem efeito e o mesmo acontecerá com o pagamento dos salários efetuados pelas empresas, se estas não fizeram a alteração.
Desta forma, é importante que as entidades que ainda não estejam a cumprir estes requisitos contactem os seus bancos para efetuarem atempadamente as alterações.
Fonte: Lusa