É dador de sangue ou de medula? Não é mas deveria ser, não dói, não custa nada e pode salvar vidas.
Porque se trata de salvar vidas humanas, e porque essa é a causa mais nobre que existe, na Suécia usa-se a tecnologia para que o dador saiba que salvou uma vida, que a sua generosidade foi recompensada.
Como se pode ler no The Independent, as dádivas de sangue estão em declínio um pouco por todo o mundo desenvolvido, o Serviço de Sangue Sueco está a utilizar a tecnologia para tentar estimular os seus habitantes a tornarem-se dadores, por forma a contrariar a tendência.
Embora a tecnologia não seja nova, até seja mesmo considerada ultrapassado por muitos, as mensagens e texto SMS, podem funcionar como impulsionador e motivador permitindo enviar ao dador um aviso sempre que o seu sangue seja usado para salvar uma vida.
Alguns dadores partilharam no Twitter as mensagens que receberam.
Inicialmente, os dadores apenas recebiam um “obrigado” por SMS mas agora recebem outra mensagem que lhes dá conta que o que doaram já corre nas veias de alguém que continua a viver graças à sua bondade.
“Estamos constantemente a desenvolver formas de expressar a importância dos dadores. Queremos dar-lhes um feedback sobre os seus esforços e encontrámos esta maneira do o fazer.
O serviço de mensagem dá ao dador um feedback positivo de como eles ajudaram os seus concidadãos, encorajando e incentivando-os a voltar de novo a doar. Além disso, este gesto inovador, permite criar algum buzz e a notícia chegar aos amigos e familiares, que poderão também tornar-se dadores, pela causa nobre que é salvar uma vida, num simples gesto de dar sangue.
O programa foi iniciado em Estocolmo, há três anos, mas está a ser gradualmente implementado por outras áreas em todo o país depois de uma recepção positiva.
Fala-se tanto de inovação em Portugal que sistemas deste género (alertas) já deveriam existir por todo o lado e serviços(finanças, hospitais, etc) com ganhos em produtividade a nível geral.
Reconheço a importância do reforço positivo, porém somos Dadores Benévolos, sabemos bem, e antecipadamente, o valor das nossas dádivas.
O sangue é sempre administrado para salvar vidas! Não conheco outro objectivo para tal acto.
Se esperássemos qualquer recompensa, seja de que espécie for, não seriamos dadores.
Esta é a minha visão.
Aproveito para lembrar que, para além dos que doam, há por de traz de cada acção de recolha, fora dos hospitais ou instituições estatais, um grupo de Gente que trabalha garciosa e benevoleamente, na logística destas sessões. Para além do sangue também se dá muito suor.
Obrigado ao pplware por trazer a este forum um assunto indispensável à vida de tanta gente.
E que tal divulgarem aqui (não sei bem como :-)) as acções de recolha de sangue que diariamente se fazem e, simultaneamente, motivarem os leitores a doarem sangue?
Desculpem o abuso
Só quem nunca doou é que pode dizer tal coisa.
Doei medula 3 vezes a primeira para um familiar as duas outras para desconhecidos.
Nas 3 vezes foi efectuado com punção do osso (espetam uma agulha na coluna) quando a anestesia deixa de fazer efeito tem se muitas dores durante alguns dias, sendo que nos primeiros dias ficas incapacitado para trabalhar.
Cancelaram essa isenção aos dadores e depois fazem campanhas para terem mais pessoas a doar sangue no mínimo esta por aqui qualquer coisa errada.
4 – Os Dadores de Sangue têm direito à isenção de taxas moderadoras do Serviços Nacional de Saúde, de acordo com a legislação em vigor.
De qualquer das formas, não é suficiente saberes que ao doares o teu sangue estas a ajudar a salvar uma vida?
Se fostes dador durante a tua vida tinhas isenção de todas as taxas moderadoras mesmo depois de não teres idade para dar sangue, já a uns anos atrás cancelaram essas isenções.
Se em Portugal a saúde fosse gratuita para todos com em Espanha e Reino Unido aceitava que dar sangue sem obter qualquer comparticipação era justo.
Caso não existam dadores suficientes em Portugal o “sangue” é comprado no exterior, sendo assim porque não beneficiar quem o doa e deixar de o comprar no exterior.
Felizmente tenho a opção de não utilizar o sistema nacional de saúde pago do meu bolso dois seguros de saúde um geral e outro para o caso de ter alguma doença grave.
E sou dador de sangue e medula simplesmente porque sim qualquer benéfico que me seja facultado derivado a isso não o vou utilizar mas muitas pessoas neste pais não tem a mesma sorte que eu logo esses benefícios eram algo que podia ajudar a vida de muitos.
Desejava informar a comunidade que o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional dos Hospitais da Universidade de Coimbra, também envia desde inicio de 2015 este tipo de agradecimento e informação por SMS aos seus dadores de quando o seu sangue foi transfundido. e ajudou a salvar uma vida. Portanto na Europa e no Mundo estamos em 2 lugar neste tipo de agradecimentos, reconhecimento por um gesto altruísta que ajuda a salvar milhares de vida em Portugal e no Mundo. Afinal não estamos assim tão mal neste tipo de . BOM ANO ,