sexta-feira, 4 de março de 2016

Hora de Fecho: Lula é corrupto? 11 perguntas para entender o caso


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CASO LAVA JATO 
O ex-Presidente do Brasil foi detido para ser interrogado no âmbito da Operação Lava Jato. O que significa isto? O que está em causa? Como fica o PT? E Dilma? Leia o nosso Explicador.
BRASIL 
A polícia federal brasileira está a fazer buscas na casa do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva. "Folha de São Paulo" diz que Lula foi levado pelas autoridades, que tinham mandado de busca.
SWAPS 
O ministro das Finanças diz que ainda não conhece a decisão, nem as suas implicações, mas admite que pode vir a ter custos para o Orçamento do Estado, mas não imediatamente.
SWAPS 
Tribunal condena Metro, Carris, Metro do Porto e STCP por quebrarem contratos swap, decisão tomada por Maria Luís Albuquerque. Contratos valem 1.800 milhões e incluem 300 milhões de juros por pagar.
SWAPS 
Santander Totta pediu ao Tribunal para condenar as empresas públicas de transportes a pagar juros vencidos de 272,3 milhões de euros até outubro. Valor exacto e condições são fixados até 23 de março.
FINANÇAS 
"Todas as consequências negativas" para o Estado português de decisões sobre 'swap' são "responsabilidade direta" do Governo socialista liderado por José Sócrates, diz Matos Correia.
PORTIMÃO 
A irmã do jovem assassinado em Portimão foi retirada à mãe, avança a SIC Notícias. A situação da bebé de seis meses de idade estava a ser avaliada e agora foi conhecida a decisão.
ANGOLA 
Jornal de Angola diz que a justiça portuguesa está sempre à procura de ligações com Luanda em crimes de corrupção e que isso são "recalcamentos não curados". Jornal refere-se à Operação Fizz.
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 
A lei permite que um ex-ministro trabalhe no privado desde que a empresa não tenha participado em privatizações ou recebido apoios no seu mandato. PS de Seguro, PCP e BE tentaram alargar proibições.
MARIA LUIS ALBUQUERQUE 
BE quer aumentar para seis anos o período de nojo previsto no regime de incompatibilidades e alargar as restrições da lei. PSD descarta alterações à lei. PS está disposto a participar no debate.
MARIA LUIS ALBUQUERQUE 
Maria Luís Albuquerque pediu hoje à subcomissão de ética que avalie se existe alguma incompatibilidade entre a sua contratação pela Arrow Global com os atuais e antigos cargos políticos.
Opinião

Rui Ramos
É tentador para os políticos alegar que a maioria dos cidadãos só poderá obter rendimentos e serviços através do Estado, e que bastará votarem nos partidos certos para terem tudo garantido.

Paulo Ferreira
A porta giratória entre altos cargos públicos e interesses privados é um assunto que tem que ser resolvido. A questão é definir quanto é que estamos dispostos a pagar para termos um país mais decente.

Miguel Tamen
Existe a ideia de que há uma preparação necessária para se ser mãe ou pai. Mas estamos sempre mais preparados do que imaginamos; somos animais com recursos, e mais robustos que as nossas emoções.

Luis Carvalho Rodrigues
A questão é que não serão, nem o doente nem aqueles que o amam, a decidir sobre o pedido e oportunidade da eutanásia. Serão funcionários, em gabinetes, às voltas com os seus formulários. Burocratas.

Maria de Fátima Bonifácio
O PCP não dispõe de ferramentas para entender o novo mundo globalizado em que se atreveu a meter o pé com esta experiência de colaboração condicional com um PS subordinado à lógica populista do Bloco.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário