quarta-feira, 30 de março de 2016

Pombal e EDP promovem ações de sensibilização nas freguesias


Município de Pombal e EDP Distribuição promovem ações de sensibilização nas freguesias sobre intervenções em parcelas com árvores confinantes com linhas elétricas de alta e média tensão

O Município de Pombal e a EDP Distribuição promovem de 5 a 8 de abril uma campanha de sensibilização e informação às populações do concelho, com o intuito de dar a conhecer o “Projeto-Piloto Louriçal”, que a EDP está a implementar na sequência do temporal ocorrido em janeiro de 2013.

As ações de informação e sensibilização estão agendadas para os seguintes dias:
- Junta de Freguesia do Louriçal, dia 5 de abril, terça-feira;
- Junta de Freguesia de Almagreira, dia 6 de abril, quarta-feira;
- Junta de Freguesia de Pombal, dia 7 de abril, quinta-feira;
- Junta de Freguesia da Pelariga, dia 8 de abril, sexta-feira.
Em todos os casos as ações realizar-se-ão nas respectivas Juntas de Freguesia com hora marcada para as 18H30.

O “Projeto-Piloto Louriçal”, que abrange os Concelhos de Pombal, Figueira da Foz e Soure, tem como objetivo identificar as árvores que constituem ameaça para as Linhas Elétricas, devida à queda, varejamento ou arrastamento. Este projeto irá implementar um conjunto de ações que mitiguem o risco potencial para a Rede Elétrica.

Conta com o envolvimento da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, do Gabinete Técnico Florestal, Proteção Civil Municipal, ICNF, bem como dos proprietários, usufrutuários e arrendatários das parcelas identificadas para intervenção.

Após a EDP proceder à definição e caraterização da intervenção na Parcela de cada proprietário, usufrutuário ou arrendatário, a empresa irá propor uma compensação/indemnização por danos e perdas que se pretende economicamente justa e ambientalmente aceitável. A aceitação dessa proposta por parte dos proprietários traduz-se na autorização da intervenção, que será celebrada através de um acordo entre as partes.

O Temporal de janeiro de 2013 foi um evento extraordinário que causou imensos estragos e prejuízos avultados para a população em geral e para as Infraestruturas que suportam as Atividades Económicas, nas quais se enquadram as Linhas Elétricas que abastecem este Concelho de Pombal.

Na sequência dessa ocorrência, a EDP Distribuição, deu uma primeira resposta com a reabilitando das Linhas danificadas, estabelecendo uma nova Subestação e construindo um conjunto de novas linhas que contribuirão para a melhoria do abastecimento de energia elétrica e da redução das interrupções do serviço.


Fonte: site do municipio

Nenhum comentário:

Postar um comentário