segunda-feira, 18 de abril de 2016

EUROPA EXIGE CORTE DE MIL MILHÕES DE EUROS E MAIS AUSTERIDADE


 
O primeiro-Ministro António Costa
A Comissão Europeia não está satisfeita com as medidas do governo e pressiona António Costa para a necessidade do já muito mencionado Plano B, com mais austeridade.
Na última avaliação da Comissão Europeia (CE), no pós-troika, alerta-se o governo português de que é preciso um corte de mil milhões de euros, no sentido da redução estrutural do défice, além de ser necessário aplicar mais medidas que garantem receitas adicionais.
Estes dados constam de um relatório da CE, divulgado pelo Correio da Manhã, onde se avisa o governo de que é necessário um “ajustamento orçamental de 0,6%”, ainda neste ano de 2016, para cumprir as metas orçamentais. A CE repara o facto de o Executivo prever apenas ajustes da ordem dos 0,1 a 0,2 por cento, valores considerados demasiado arriscados.
A CE ainda faz referência ao aumento do salário mínimo, de 505 para 600 euros até 2019, considerando que esse “plano não está em linha com a perspectiva macroeconómica em termos de inflação, desemprego e aumento da produtividade”. Ficam ainda críticas às 35 horas na Função Pública e aos impactos que isso pode causar em termos de custos, nomeadamente na área da saúde.
Existem “partes importantes das reformas na Administração Pública” que devem ser alteradas, frisa a CE, conforme cita o CM, notando os exemplos da tabela única de suplementos e o congelamento da requalificação.
Estes avisos da CE surgem depois de o FMI ter arrasado a estratégia do governo de Portugal e de ter reafirmado a ideia da necessidade de mais medidas de austeridade. O tal Plano B que há muito vem a ser falado e que António Costa disse que não seria necessário.
Todavia, perante as pressões da CE e do FMI e da própria economia europeia e mundial, que continua em recessão, o Ministério das Finanças poderá mesmo ter que pensar neste duro Plano B. PCP e Bloco de Esquerda têm insistido na ideia de que não aceitam mais austeridade.
novo Programa de Estabilidade vai ser apresentado no Conselho de Ministros na próxima quinta-feira, 21 de Abril, e pode ser que já aí haja um vislumbre deste tal Plano B exigido pelas instâncias internacionais.
ZAP
Comentário: cada vez que leio noticias destas sobre o meu País, fico mais doente. Não estamos a ser mandados por gente doída (maluca)? Conduzir um povo à fome, à miséria, à pedincha, sem dinheiro, é solução para os problemas do País?
Os milhões de euros que foram daqui retirados (roubados) para os famosos paraísos fiscais vão cair no esquecimento? como de costume?
Se o País chegou a esta situação de quem é a culpa?
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário