segunda-feira, 18 de abril de 2016

Fotorreportagem | Sousel recebe dadores de sangue


No seu livro Episódios da minha leucemia “Quero viver”, Joaquim Rosado sublinha (e citamos de cor): tenho sido contínuo consumidor de derivados de sangue, e não falo de meia-dúzia de transfusões. E nem sempre é fácil os hospitais satisfazerem, em tempo útil, as necessidades dos utentes.
No seu dia-a-dia a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – tem-se esforçado para que não falte, a quem dela necessite, uma gota de componente sanguíneo!
Recentemente estivemos nos Bombeiros de Sousel. Nesta colheita compareceram 25 pessoas, sete das quais mulheres. Gostamos sempre que sejam mais e mais, mas sobrepõem-se contratempos que nos impedem de ir mais longe. Contudo, e uma vez cumpridos os testes de saúde, foram obtidas 21 unidades de sangue.
Dois homens, um deles jovem, doaram pela primeira vez sangue. E concretizou-se mais uma inscrição no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea.
O almoço convívio foi servido nas Escolinhas, com o apoio da Câmara Municipal de Sousel.

Montargil a 07 de Maio

Como é do conhecimento geral: a ADBSP desenvolve as suas brigadas aos sábados da parte da manhã. Estaremos em Maio nos seguintes locais: Centro de Saúde de Montargil no dia 07; Bombeiros do Crato no sábado 14; Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão) a 28.
Apoiados ainda pelas mensagens de Joaquim Rosado ressalte-se: o que o dador tem para dar é tão pouco. Mas é o necessário para alguém viver ou ter qualidade de vida. E o gesto de doar não prejudica a saúde de quem o faz.


Texto|imagens enviado por José Rui Rabaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário