segunda-feira, 18 de abril de 2016

CIM Região de Coimbra e Universidade de Coimbra elaboram candidatura inovadora

CIM Região de Coimbra e Universidade de Coimbra elaboram candidatura inovadora à União Europeia para Serviço de Inserção Intermunicipal de Refugiados e Migrantes

A criação do Serviço de Inserção Intermunicipal de Migrantes (SIIM) é o principal objetivo da candidatura submetida, no final de Março, à iniciativa Urban Innovative Actions (UIA) da Comissão Europeia, tendo a CIM Região de Coimbra como Autoridade Urbana Principal e a Universidade de Coimbra como Parceiro de Execução. Com investimento total previsto de 2,5 Milhões de Euros, o Serviço de Inserção Intermunicipal de Migrantes inclui um projeto-piloto de inserção e capacitação de migrantes e refugiados em contextos locais, através da criação e dinamização de uma estratégia focada na capacitação dos indivíduos.

Através da criação de dispositivos de inserção, comunicação e articulação intermunicipal, nacional e europeia, o projeto da CIM Região de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra, pretende criar uma atmosfera regional de atratividade a imigrantes e refugiados. Das sinergias entre instituições regionais, do suporte e potencialização de recursos e de dinâmicas empreendedoras, resultará um sistema integrado de integração social, que através de uma política de atração da diversidade, propõe-se alavancar o desenvolvimento socioeconómico regional.

O Serviço de Inserção Intermunicipal de Migrantes tem como preocupação central a inclusão de minorias, com a igualdade de género e com a capacitação de indivíduos provenientes de grupos em risco de exclusão social. Com esta iniciativa, a Região de Coimbra assume-se como região inclusiva promovendo a integração de qualquer indivíduo sem exceção (em razão de ascendência, sexo, orientação sexual, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social).

A candidatura que resulta da parceria da CIM Região de Coimbra e da Universidade de Coimbra inclui o primeiro projeto-região que cria valor ao procurar integrar migrantes e refugiados através de políticas e práticas de capacitação ativa promovendo uma utilização dos recursos endógenos. É um projeto inovador a várias dimensões, já que pode ser replicado noutras regiões da Europa, fomenta o empreendedorismo e a inovação (incluindo a inovação social) com impacto local ao mesmo tempo que prepara o retorno aos países de origem dos imigrantes e refugiados ou a sua relocalização em regiões parceiras da CIM RC.


Visa capacitar em domínios inovadores como o municipalismo ou a inovação social visando a migração de boas práticas. Propõe-se acolher para capacitar refugiados e migrantes de outras regiões parceiras na EU visando a criação de um programa de solidariedade inter-regional que facilite a integração (Erasmus refugiado ou imigrantes). Revela-se, também, inovador na abordagem holística que propõe às diversas dimensões de inclusão e do empreendedorismo, mas também na criação de sinergias, com outros territórios de acolhimento, nomeadamente, na Europa potenciando o uso de tecnologias, como plataformas digitais de acessos comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário