segunda-feira, 18 de abril de 2016

360º - O "tchau" a Dilma Rousseff e os problemas com Isabel dos Santos

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaA Câmara dos Deputados aprovou o impeachment de Dilma Rousseff. Com 367 votos "sim", os adversários da Presidente tiveram mais 25 apoios do que aqueles que seriam necessários. Foram horas e horas de votações, que só terminaram já perto das quatro horas da madrugada de Portugal. O Observador acompanhou tudo num liveblog, enquanto os deputados votavam invocando a mãe, os filhos, os netos, os militares e Deus. Nas ruas, houve gritos e lágrimas. Agora, o processo segue para o Senado. Ou seja, Dilma ainda tem algum oxigénio para lutar.

No BPI, não há acordo, mas há solução. Depois de há uma semana ter sido anunciado que estava tudo resolvido entre o CaixaBank e Isabel dos Santos para ultrapassar o problema do banco e escapar às sanções do BCE, este domingo voltou tudo atrás. O BPI acusa Isabel dos Santos de ter recuado e várias fontes ligam o que aconteceu no BPI ao facto de o Banco de Portugal lhe ter recusado o estatuto de idoneidade que lhe permitiria estar na administração de outro banco, o BIC. (Esta manhã, o Negócios avança que Jaime Pereira, eleito presidente do BIC em fevereiro,também perderá a idoneidade "devido a alegados problemas de branqueamento de capitais".)
E qual é então a solução? O governo, que se tinha envolvido em toda a negociação através do "melhor amigo" do primeiro-ministro, Diogo Lacerda Machado, antecipou estes problemas com a aprovação, no Conselho de Ministros da passada quinta-feira, de um decreto-lei que acaba com os limites accionistas na banca, uma das razões pelas quais o BPI tem estado paralisado.Esta desblindagem já estava a ser preparada há dois meses e foi sendo adiada para dar tempo aos accionistas do banco para se entenderem. Como isso não aconteceu, temos agora uma OPA do CaixaBank. Já há preço: 1,113 euros por acção.
O Edgar Caetano já fez as contas esta manhã: o CaixaBank está a dar cerca de 1.600 milhões de euros pelo BPI quando, na OPA que lançara há pouco mais de um ano e fora inviabilizada por Isabel dos Santos, oferecia cerca de 1.900 milhões. Resultado: com tudo isto, os accionistas perdem cerca de 300 milhões de euros.
Falta ainda perceber quais serão as consequências políticas de todo este processo. Como Luís Marques Mendes avisou ontem no seu comentário semanal na SIC, este resultado "é de uma violência enorme para Isabel dos Santos" - "Angola e ela própria não vão ficar satisfeitas".

Pinto da Costa foi reeleito presidente do FC Porto com 79% dos votos. Pode parecer pouco, tendo em conta que não havia oposição, mas um dos dirigentes do clube explicou tudo: vários dos 21% dos boletins de voto considerados nulos teriamfrases de apoio a Pinto da Costa. Seriam, pelos vistos, votos excessivamente entusiasmados.
Também ontem à noite, a equipa do FC Porto venceu o Nacional por 4-0. Na crónica do jogo, o Diogo Pombo ligou tudo a um ditado brasileiro segundo o qual "crocodilo que dorme vira mala".

Informação relevanteRui Moreira assumiu, em entrevista à TSF, que vai mesmo ser candidato à Câmara do PortoO autarca diz que não está preocupado em saber que partidos o apoiam. Sobre a TAP, preferiu não falar.

Continuam as críticas ao ministro da Defesa por causa da polémica do Colégio Militar. O antigo vice-chefe do Estado Maior do Exército, general António Campos Gil, deu uma entrevista à Renascença e dificilmente poderia ter sido mais directo: "Demita-se, sr. ministro da Defesa. Já não merece respeito, vá-se embora".

O prémio Nobel da Economia Joseph Stiglitz comentou, em Washington, o estado da economia portuguesa. Não foi optimista. O passado é mau: "A austeridade foi um fracasso para Portugal". O presente é ilusório: "Não apenas para Portugal, mas para toda a zona do euro em geral, este é provavelmente um período de calmaria antes da chegada da tempestade". E o futuro é péssimo: se não houver uma mudança de políticas, "a recuperação económica de Portugal levará bastante tempo, poderia ser até uma década".

Seja como for, há pelo menos um número que mostra alguma confiança. Pela primeira vez desde 1999, o número de casamentos aumentou em Portugal. Em 2015, houve 32.393. A notícia é do JN.

Um dos 15 arguidos da operação Tax Free, que investiga supostas ilegalidades na máquina fiscal, ficou em prisão preventiva. Os restantes ficaram sujeitos a medidas de coação que incluem a suspensão de funções e a proibição de contactos entre si.

Mais justiça: hoje começa a ser julgado por corrupção um quadro da ANA (juntamente com um engenheiro civil e uma empresa de construção). Está em causa a adjudicação de obrasentre 2012 e 2013.

O Estado Islâmico está com problemas de dinheiro - as suas receitas caíram 30% desde meados de 2015. Um estudo publicado ontem revela que a organização terrorista teve de criar novos impostos nos territórios que controla, incluindouma taxa sobre a reparação de antenas parabólicas.

Já houve 239 réplicas do sismo de magnitude 7,8 que se sentiu no fim de semana no Equador e provocou 272 mortos. NoUruguai, foram as tempestades e as cheias que levaram à morte de sete pessoas.

Os nossos EspeciaisFoi um dos artigos mais partilhados este fim de semana no Observador: "O que precisa de saber sobre o tão falado mindfulness?". De facto, parece que nos últimos tempos não se fala de outra coisa. A Ana Cristina Marques responde às perguntas "O que é?", "Quem inventou?" e "Para que serve?".

Rebecca Harrington é jornalista da revista New York e tem uma enorme capacidade de sofrimento. A repórter decidiu experimentar várias dietas de celebridades e escreveu um livro sobre o assunto. Só para termos uma ideia do que estava em causa, basta dizer que a dieta de Beyoncé se resumia a claras de ovos ao pequeno-almoço, fatias de peru com alcaparras ao almoço e (santo Deus...) pepinos com vinagre e limão no meio disto tudo.UrghRebecca deu uma entrevista à Sílvia Silva a explicar como foi a experiência.

É já a 23 de abril que se assinalam os 400 anos da morte de William Shakesperare. Este tempo deveria ter sido mais do que suficiente para se saber tudo sobre o escritor, mas a verdade é que se sabe muito pouco. Quem foi ele? Por onde andou? Com quem se dava? A Rita Cipriano explica as várias teorias no texto "Qual destes foi o verdadeiro William Shakespeare".

Notícias surpreendentesSara Sampaio tem um namorado novo. Ele chama-se Oliver Ripley e é milionário. Quer dizer: multimilionário. Os dois já foram fotografados juntos em público.

Axl Rose, figura mítica dos Guns'n'Roses, é o novo vocalista dos AC/DC, substituindo assim Brian Johnson, que tem sofrido problemas de audição. A digressão Rock or Bust começa em Oeiras a 7 de maio. (Já agora, se estiver numa de nostalgia, o Alexandre Borges recorda-lhe as 10 canções dos Gun'n'Roses que ainda importam.)

O Livro da Selva está de regresso, em filme e em livro. O crítico do Observador Carlos Maria Bobone leu a reedição da obra de Rudyard Kipling pela Livros do Brasil e deu quatro estrelas a este mundo que "não tem nada de sentimental".

Existe aquela expressão célebre sobre os sítios que você deve visitar antes de morrer - aqui, as coisas são ao contrário. Estes são os sítios que deve visitar antes que eles morram.Trata-se de locais deslumbrantes que estão ameaçados pelas alterações climáticas. Vão da Austrália aos Alpes.

32 mil garrafas de vinho da Ervideira estiveram debaixo das águas do Alqueva durante oito meses. Em que é que este vinho é diferente? Duarte Leal da Costa, diretor-geral da Ervideira, explica: "Parece que tudo fica mais integrado, mais bem casado. O vinho tem um maior potencial de envelhecimento.O grande efeito do vinho é trazido pela pressão da água, é ela que o altera". Se quiser provar o resultado, só precisa de 20 euros.

Era possível fazer aqui uma série de trocadilhos e de graças, mas, sinceramente, a esta hora da manhã de uma segunda-feira em que as pessoas recomeçam a trabalhar é preferível ir direto ao assunto. O emprego de Sofia Vieira da Silva é provar chocolates. E o emprego de Rosário Ramalheira é provar gelados. Pronto, está dito. Se não ficou deprimido e quer ler mais, vá aqui.

Que é como quem diz, vá aqui, ao Observador, onde vamos atualizar todas as notícias ao longo do dia.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário