sábado, 28 de maio de 2016

Médicos suecos tratam pacientes com sangue em pó



Médicos do Hospital Karolinska, na capital sueca, Estocolmo, utilizaram sangue em pó pela primeira vez com sucesso para tratar pacientes.
O produto é armazenado dessa forma para que possa ser estocado por vários anos, dizem os cientistas.
Ele é feito a partir de sangue real doado, que normalmente pode durar, no máximo, 42 dias.
O pó pode ser dissolvido em líquido quando necessário, e utilizado imediatamente independente do tipo sanguíneo do paciente.
Pierre LaFoie, director clínico do Hospital Karolinska, disse que se o sangue em pó tiver seu uso aprovado, haverá mudanças grandes na assistência à saúde.
LaFoie disse que o sangue sintético pode poupar tempo nos cuidados depois de um acidente, especialmente porque não há necessidade de se testar o tipo sanguíneo do paciente antes de se realizar uma transfusão.

Efeito rápido
O sangue sintético também se mostrou mais eficiente do que o sangue normal no transporte de oxigénio pelo organismo. Isso pode limitar os danos ao corpo em situações como, por exemplo, um ataque cardíaco.
O sangue sintético seria utilizado para complementar o sangue do paciente, não para substituí-lo. É que o sangue natural tem qualidades que estão ausentes na versão mantida em pó.
O sangue sintético foi desenvolvido por pesquisadores nos Estados Unidos e seu processo de desenvolvimento vem sendo mantido em sigilo, mas o produto foi testado pela primeira vez em oito pacientes do Hotel Karolinska.
O pesquisador do hospital, Bengt Fagrell, disse que não surgiram sinais de rejeição ao sangue.
Fagrell disse que os pacientes receberam sangue sintético feito com glóbulos vermelhos humanos, mas que eles poderiam vir de qualquer mamífero.
"Nós decidimos utilizar sangue humano por razões éticas, mas poderia ser utilizado sangue de animais de qualquer mamífero, como de uma vaca, por exemplo", afirmou Fagrell.
 
Fonte: Net a 13 de Junho de 2009

Comentário: o saber não ocupar lugar... mas esclarece-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário