quarta-feira, 18 de maio de 2016

PSD, PS E BLOCO QUEREM SABER QUEM FOI A GARGANTA-FUNDA DA TVI


 
PSD, PS e Bloco de Esquerda juntam-se para tentar arrancar do director de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, a fonte da informação de que o Banif estaria prestes a ser intervencionado e que levou à perda de 900 milhões de euros de depósitos.
Os três partidos vão insistir neste aspecto durante a audição a Sérgio Figueiredo, no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à resolução do Banif. Em causa está uma notícia da TVI de 13 de Dezembro de 2015 que avançou que estaria “tudo preparado” para que o banco encerrasse as portas.
A informação da estação levou à fuga de 900 milhões de euros em depósitos, o que agravou ainda mais a situação financeira já difícil do banco.
“Há um interesse generalizado em perceber quem é a fonte”, nota ao Diário de Notícias uma fonte social-democrata não identificada. Pelo PS, outro elemento cujo nome não é revelado pelo jornal salienta que a garganta-funda da TVI é “uma questão relevante”, conforme frisa o diário.
Os socialistas também querem saber se no dia da notícia algum elemento da TVI conversou com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sobre o caso Banif, e se as regras deontológicas do jornalismo foram respeitadas, descreve o DN.
“Não quero perceber só quem foi a fonte da TVI; quero perceber também o processo de formação da notícia, ou seja, de onde veio, como foi confirmada e o porquê da escolha de a dar daquela forma e não de outra”, aponta por seu turno a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, em declarações ao DN.
O PCP não se pronuncia sobre o caso e o CDS “deverá ser mais cauteloso”, considerando “a revelação da fonte um aspecto de menor importância”.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário