sábado, 18 de junho de 2016

FORÇAS IRAQUIANAS ESCORRAÇAM O DAESH DE FALLUJAH


 
As forças iraquianas ocuparam hoje o centro da cidade de Fallujah, tendo feito recuar o quartel-general dos extremistas do Estado Islâmico, disseram fontes militares de Bagdad.
Depois de vários dias de combate, as forças especiais de contraterrorismo (CTS) e outras unidades militares iraquianas conseguiram progredir até ao centro da cidade, ponto estratégico para o grupo extremista Estado Islâmico a apenas 50 quilómetros da capital do país.
“As unidades do CTS e as forças de intervenção rápida controlam o complexo governamental no centro de Fallujah” disse à France Presse o general Abdelwahab al-Saadi, comandante operacional da luta contra os extremistas islâmicos.
Raed Shaker Jawdat, chefe da polícia federal, confirmou a entrada das forças governamentais na cidade.
A reconquista do centro de Fallujah, tomada pelos extremistas em janeiro de 2014, é um momento significativo que se enquadra na ofensiva de Bagdad lançada no dia 23 de maio.
“A libertação do complexo governamental simboliza o restabelecimento da autoridade do Estado“, acrescentou o chefe da polícia federal.
Os edifícios reconquistados pertenciam ao conselho governamental local, ao corpo de polícia e aos serviços de segurança.
Segundo os militares de Bagdad, as forças do governo enfrentaram uma “resistência limitada” por parte dos extremistas do Estado Islâmico na última fase da ofensiva que tinha como objetivo a reconquista do centro da cidade.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário