sábado, 18 de junho de 2016

Geneticista Lima de Faria vem a Cantanhede explicar os mais recentes avanços da genética

Para dar respostas sobre “O que não sabemos sobre o DNA”, o Professor Doutor António Lima de Faria vem a Cantanhede proferir uma conferência centrada neste tema da maior atualidade e interesse. Organizada pelo Agrupamento de Escolas Lima de Faria, com o apoio da Câmara Municipal, a sessão decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal, no próximo dia 20 de junho, a partir das 11h00.

O eminente geneticista abordará os mais recentes avanços na ciência genética mundial, perante uma assistência constituída por estudantes de ciências, professores e investigadores, entre os quais alguns reputados cientistas portugueses.

Filho ilustre do Município de Cantanhede, onde nasceu a 4 de Julho de 1921, o Professor Doutor António José Cortesão Lima de Faria doutorou-se em genética pela Universidade de Lund (Suécia), onde, desde o início da década de cinquenta do século passado, se tem destacado como proeminente cientista e docente. 
Do seu impressionante currículo académico e científico salienta-se a vasta atividade em algumas das mais prestigiadas universidades e institutos da sua área de investigação, nomeadamente nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, bem como o seu trabalho como membro e consultor de influentes organismos e comités internacionais no domínio da pesquisa científica.

Com uma notável carreira reconhecida a nível mundial pelo seu contributo para o avanço da ciência, particularmente no campo da citogenética molecular, o Professor Doutor António José Cortesão Lima de Faria tem mantido uma forte relação afetiva com a sua terra natal, relação essa que adquiriu força institucional com a decisão da Câmara Municipal em atribuir-lhe (em 28 de Junho de 1996) a medalha de Ouro da Cidade, depois de ter criado (em 27 de Abril de 1990) um prémio com o seu nome para galardoar o aluno com melhor média final no ensino secundário.

Mais recentemente, foi instituído como patrono dos vários estabelecimentos de ensino que integram o Agrupamento de Escolas Lima de Faria, entre os quais a Escola Secundária de Cantanhede e a EB 2,3 Carlos de Oliveira - Febres
 
 
fonte: GIRP   16 junho 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário