sábado, 23 de julho de 2016

ATIRADOR DE MUNIQUE TERÁ AGIDO SOZINHO E SUICIDOU-SE


 


Sven Hoppe / EPA
Agente da polícia de Munique após tiroteio em Centro Comercial
Agente da polícia de Munique após o tiroteio no Centro Comercial Olympia
A Policia de Munique revelou ao fim da noite desta sexta-feira ter sido encontrada uma pessoa que cometeu suicídio e considera ser o único atirador.
A polícia de Munique refere que os dados apontam até agora para que o atentado num centro comercial de Munique, que esta sexta-feira provocou 10 mortos, incluindo o autor do ataque, terá sido realizado por uma única pessoa.
“Admitimos que este foi o único atirador”, referiu, na altura, a polícia no Twitter.
O presumível atacante foi encontrado morto, com uma bala na cabeça, em circunstancias que, segundo a polícia bávara, apontam para suicídio.
Em conferência de imprensa, as autoridades alemãs confirmam a existência de 27 feridos, sendo que dez estão em estado crítico.
A polícia suspeitava inicialmente de um “ato terrorista” mas as provas parecem indicar que o atacante agiu sozinho, não havendo ligações ao extremismo islâmico.
Um vídeo amador divulgado pelas televisões alemãs mostra o presumível atacante, no telhado de um parque de estacionamento, a dizer “Sou alemão. Nasci aqui“.
Segundo a polícia de Munique, o atirador tinha 18 anos, era um alemão de origem iraniana e residia na cidade bávara.
Chamava-se Ali David Sonboly e vivia com os pais. Os vizinhos descrevem-no como um “rapaz pacato”.
Na mesma conferência de imprensa, a polícia alemã refere que o alvo privilegiado do atacante eram outros jovens.
A região da Baviera esteve desde ontem em estado de alerta. Em Munique, os transportes públicos foram suspensos e as ruas estavam desertas, com as autoridades a pedir à população para não sair de casa.
GSG 9, a mítica unidade antiterrorista de elite da Polícia Alemã, foi deslocada para Munique, informou o Ministério do Interior.
Após o tiroteio, a chanceler alemã, Angela Merkel, convocou uma reunião do Conselho de Segurança federal.
“Os ministros em causa estão a caminho de Berlim e vamos analisar a situação no Conselho de Segurança Federal” no sábado, escreveu no Twitter o porta-voz de Angela Merkel, Steffen Seibert.
A Áustria e a República Chega aumentaram a vigilância nas suas fronteiras com a Alemanha. Também foi destacada uma maior presença policial para muitos dos centros comerciais.

Marcelo expressa “fraterna amizade” à Alemanha

“O Presidente da República expressa a sua solidariedade para com o povo alemão, horrorizado por mais este momento trágico que afeta a Alemanha e atinge toda a Europa”, lê-se numa mensagem colocada no site da Presidência da República.
Marcelo Rebelo de Sousa expressou a sua “solidariedade e vivo repúdio pelo ato de violência gratuita” do ataque em Munique, “na certeza de que os valores do respeito pelos Direitos Humanos, da Democracia e do Estado de Direito prevalecerão no combate contra os seus inimigos”.
Por isso, o chefe de Estado enviou uma “mensagem de fraterna amizade” ao Presidente alemão, horas depois dos acontecimentos em Munique.
Em declarações à Renascença, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades diz que não há conhecimento de vítimas portuguesas.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário