sábado, 23 de julho de 2016

RESOLVIDO O MISTÉRIO DA MULHER A QUEM VAN GOGH ENTREGOU A SUA ORELHA


 


Auto-Retrato de Vincent Van Gogh
Ao fim de 130 anos, graças a uma investigação jornalística, está resolvido o enigma da identidade da mulher a quem o pintor Vincent Van Gogh ofereceu a sua orelha.
O jornal The Art Newspaper decidiu explorar a identidade da mulher a quem Van Gogh ofereceu a sua orelha que cortou a 23 de Dezembro de 1888, num bordel na Rue du Bout em Arles, na Provence, em França.
A ideia dos jornalistas surgiu do livro de Bernadette Murphy intitulado “A orelha de Van Gogh: a verdadeira história”. A escritora escreve no livro que prometeu aos descendentes da mulher (a quem se referia apenas como Gabrielle) não revelar o seu apelido.
Através da análise à obra e a arquivos da época, o The Art Newspaper chegou a Gabrielle Berlatier, a filha de um agricultor que trabalhava no bordel da Rue du Bout em Arles.
Os registos do Instituto Pasteur de Paris, onde Gabrielle foi vacinada contra a raiva, ajudaram a desvendar o mistério.
A jovem de 18 anos foi mordida numa mão pelo cão do pastor do seu pai. Como o animal tinha raiva, ela foi levada para o Instituto Pasteur, onde recebeu uma das novas vacinas que tinham acabado de ser desenvolvidas, na altura, e que lhe salvou a vida.
Bernadette Murphy conta no seu livro que Gabrielle padecia de dores crónicas pelo facto de a ferida ter sido cauterizada com um ferro em brasa que lhe deixou uma cicatriz. Assim desfigurada, a jovem trabalharia no bordel apenas como criada.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário