sábado, 2 de julho de 2016

EMPRESA AMERICANA PAGA AOS FUNCIONÁRIOS PARA DORMIR


 
Lauren Randolph / Flickr
-
Para os funcionários da seguradora norte-americana Aetna, uma boa noite de sono vale, além de mente e corpo sãos, mais 270 euros na carteira.
Sete horas por noite. É este o desafio lançado pela Aetna aos seus funcionários para garantir que têm uma boa noite de sono, conta a BBC.
A iniciativa, que começou em 2009, surgiu devido à preocupação da seguradora norte-americana com o impacto que a falta de descanso provocava no desempenho dos seus funcionários.
A ideia é que cada funcionário se comprometa a dormir pelo menos sete horas por noite. A recompensa é aliciante: 25 dólares a cada 20 noites, até um limite de 300 dólares, cerca de 270 euros, a cada 12 meses.
Os funcionários registam as suas horas de sono através de um monitor de pulso conectado à rede de computadores da empresa ou então podem inserir de forma manual esses mesmos valores.
Questionada sobre a possibilidade de alguns funcionários serem “batoteiros”, Kay Mooney, vice-presidente da Aetna, afirma que confia na sua honestidade.
“Não estamos preocupados com isso, está no nosso sistema de honra, confiamos na nossa equipa”, assegura.
Só no ano passado, cerca de doze mil do total de 25 mil funcionários participaram no desafio, um aumento face aos dez mil do ano de 2014.
A responsável afirma que este programa é “um dos muitos hábitos saudáveis que a empresa quer incutir nos funcionários”. A par desta iniciativa, os trabalhadores também recebem bónus se fizeremexercício físico.
Só nos Estados Unidos, um trabalhador médio perde 11,3 dias de trabalho ou 2.280 dólares de produtividade por ano devido à falta de horas de sono, indica um relatório da American Academy of Sleep Medicine.
É essa situação que a Aetna está a tentar contrariar, uma vez que esses fatores podem resultar em perdas anuais de 63,2 mil milhões de dólares para a economia americana.
ZAP / BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário