sábado, 2 de julho de 2016

MARCELO RECUSA MERCEDES DE 129 MIL EUROS OFERECIDO POR CAVACO (E COSTA FICOU COM ELE)


 
José Sena Goulão / Lusa
O ex-presidente da República, Aníbal Cavaco SIlva, com o então líder do partido Socialista, António Costa
Marcelo Rebelo de Sousa não quis transformar um carro topo de gama adquirido por Cavaco Silva na viatura oficial da Presidência da República e doou-o a António Costa.
O automóvel em causa, um Mercedes S500 Longo, terá sido adquirido pelo anterior presidente, Cavaco Silva em Dezembro de 2015, por 129 mil euros, avançou a RTP1 no programa “Sexta às 9″.
A viatura foi comprada pelo anterior Presidente da República no âmbito do que será uma “tradição” entre os chefes de Estado – o Presidente que está de saída deve oferecer um carro novo ao seu sucessor.
Cavaco Silva terá, assim, adquirido este Mercedes topo de gama, tendo decidido ficar com o carro que usou, enquanto esteve na Presidência, durante 10 anos.
Mas Marcelo não quis ficar com a viatura e “preferiu utilizar um veículo de gama mais baixa, um Mercedes série E 220″, apontou à RTP uma fonte da Presidência da República.
O Presidente ainda terá considerado vender a viatura, mas depois terá concluído que não se conseguiria obter um “preço razoável” por ela, perante a rápida desvalorização dos carros.
(dr) GTAall
A versão base do Mercedes S500 Longo custa 129.000 euros
A versão base do Mercedes S500 Longo custa 129.000 euros
Marcelo terá, numa primeira instância, oferecido o carro a Jorge Sampaio, que antecedeu a Cavaco Silva como Presidente da República.
Mas Sampaio terá recusado, “por achar que a gama e características do veículo eram excessivas e, por isso, desadequadas para a sua qualidade de ex-Presidente”, notou uma assessora do ex-secretário-geral do PS em declarações à RTP.
Assim, o Presidente decidiu doar a viatura à Presidência do Conselho de Ministros que, por seu turno, o entregou a António Costa.
“A viatura foi doada a 27 de Junho pela Presidência da República, sem qualquer custo, à Presidência do Conselho de Ministros. Só pode ser usado pelo primeiro-ministro ou por altas entidades que se desloquem ao país”, salientou à RTP o assessor de António Costa.
O primeiro-ministro só usou a viatura em duas ocasiões – uma das quais esta sexta-feira, numa deslocação à Alfândega do Porto, onde António Costa esteve presente na qualidade de Secretário-Geral do PS.
Quando questionado pela RTP, António Costa recusou falar do assunto.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário