segunda-feira, 5 de setembro de 2016

DGS sugere aumentar preço dos refrigerantes para reduzir consumo de açúcar

Resultado de imagem para DGS sugere aumentar preço dos refrigerantes para reduzir consumo de açúcar
Taxar bebidas açucaradas com baixo valor nutricional é uma das estratégias sugeridas pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-geral da Saúde (DGS), com vista à diminuição do consumo de açúcar em Portugal.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que a ingestão diária de açúcares não ultrapasse 10% do total da energia diária consumida ou seja 200 calorias ou 50 gramas de açúcar.
Estima-se que em Portugal, com base em dados do Instituto Nacional de Estatística (2014), a disponibilidade de açúcar seja de 94 gramas por habitante, ou seja 376 calorias por dia, praticamente o dobro das recomendações do organismo das Nações Unidas.
"A taxação sobre determinado tipo de alimentos e bebidas com menor valor nutricional é uma das várias possibilidades sugeridas pela OMS e que têm vindo a ser adoptadas recentemente a nível internacional", recorda a equipa de especialistas deste programa da Direção-Geral da Saúde nas conclusões de uma revisão científica sobre o tema, um documento publicado sexta-feira (02/09).
"Uma eventual taxação do açúcar nas bebidas açucaradas pode caminhar a par de uma estratégia de promoção pública do consumo de água e das suas vantagens para a saúde", defendem os especialistas.
"Uma revisão de estudos sobre a elasticidade dos preços dos alimentos estimou que um aumento de 10% no preço dos refrigerantes será capaz de reduzir o seu consumo em cerca de 8 a 10%", lê-se ainda no documento.

sapolifestyle
Foto: publico
______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário