domingo, 30 de outubro de 2016

Três estrearam-se a doar sangue em Vale de Cavalos


Vivemos um período de governação (não muito distante) que desrespeitou integralmente a dignidade dos dadores de sangue, onde em nome de uma contenção financeira cega, retirou tudo o que podemos considerar de mais elementar no âmbito da motivação para a dádiva. (J. Carlos)
Não faz qualquer sentido os apelos dramáticos à dádiva de sangue, seja em que época do ano for. Valorize-se o dador, preste-se o melhor acolhimento aos dadores nos locais de colheitas, reforce-se a qualidade do lanche, e deixem os promotores vs. Dirigentes trabalhar no campo, porque os resultados vão surgir. J. Carlos



Os dias vão diminuindo de luminosidade e os serões crescendo. Mas faça sol ou caia chuva, não finda o entusiasmo da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – em se encontrar com os voluntários. Em mais uma jornada estivemos numa povoação da Freguesia de Alegrete, já perto de Espanha.
Até à sede do Grupo Desportivo, Cultural e Social de Vale de Cavalos apareceram 29 potenciais dadores, quatro dos quais do sexo feminino. Apenas dois dos presentes não apresentavam adequadas condições clínicas para estender o braço.
Três homens doaram sangue pela primeira vez, o que deixou um aroma de júbilo nesta brigada realizada no Concelho de Portalegre. E o Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea alcançou dois interessados.
O almoço convívio decorreu nas instalações do Grupo e foi apoiado pela Junta de Freguesia de Alegrete.
A dádiva de sangue deve ser mais valorizada, até porque é benévola, a começar pelo respeito pela pessoa do dador quando este se dirige aos serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS). J. Carlos

Em novembro
No penúltimo mês do ano a ADBSP vai levar a efeito brigadas, em sábados da parte da manhã, nas seguintes localidades: Crato, dia 12, nos Bombeiros; Santo António das Areias (Marvão), sábado 19, na Casa do Povo; Montargil (Ponte de Sôr), a 26, no Centro de Saúde (atenção que esta data foi alterada em termos do calendário inicial).
Não arrefeça o espírito solidário e participe doando sangue / vida.

Enviado por José Rui Rabaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário